segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Receitas com Vinho - Risoto ao Vinho Tinto

Como muitos sabem, um dos meus hobbies é cozinhar. E vou juntar este hobby com o tema principal do blog e inaugurar uma nova seção de Receitas de pratos feitas com vinho. Não necessariamente eu já terei feito ou provado as receitas, então se alguém se aventurar a fazer alguma delas, depois conte como foi. E quem tiver receitas para indicar, me mandem pois serão sempre muito bem vindas!!!

O primeiro prato merece um cuidado especial, pois se a quantidade de vinho não for exatamente a que está aí, o risoto tende a ficar extremamente forte e enjoativo. Como já fiz 2 vezes, e uma ficou boa e a outra ficou horrível, a dica acima já é importante!


RISOTO AO VINHO TINTO
Ingredientes:
3 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado
1 xícara de chá de cebola picada
2 xícaras de chá de vino tinto
½ xícara de chá de azeite
1 tablete de caldo de legumes
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Numa panela (fogo médio) colocar o azeite, o caldo de legumes, a cebola e mexer bem para dourar. Colocar o arroz, misturar, colocar o vinho e completar com água. Colocar sal a gosto. Deixar engrossar o caldo, e, quando o arroz estiver quase cozido colocar o queijo ralado e misturar. Depois de pronto colocar o arroz em um refratário e cobrir com queijo ralado para decorar.


CHEERS!!

2 comentários:

Unknown disse...

parabens, mas faltou dizer que vinho tinto usar e com qual harmonizar. suponho que o mesmo, certo ?

Edson Barbosa

André "Déco" Rossi disse...

Edson, acho que neste caso qualquer vinho tinto vai bem. Se tiver que fazer uma escolha, só não escolheria um Pinot Noir que é muito leve. De resto, acho que qq um vai bem. Para o preparo do prato, claro que não vale a pena gastar muito dinheiro com ele, mas também não dá pra comprar um vinho de R$ 5,00...
Abraços!