terça-feira, 4 de agosto de 2009

Resumo das Revistas do Mês

Hora de atualizar as leituras das revistas especializadas! Este mês, pela tamanha confusão que está minha vida nestes últimos tempos não consegui acompanhar todas as revistas que costumo ler, mas seguem aqui 2 revistas que andei lendo:

REVISTA ADEGA - EDIÇÃO #44

- Uma entrevista com um dos nomes mais conhecidos da Borgonha, Dominique Laurent, pela sua denominação de négociant e também pelos vinhedos próprios que tem e que faz seus vinhos. A expressão négociant em francês quer dizer uma pessoa que faz vinhos com uvas e até mostos de outros produtores pequenos e os vende com seu próprio nome. Há inclusive négociants que tem seus próprios vinhedos, como é o caso do entrevistado da mês pela revista. Uma entrevista bacana, diferente e que mostra um lado da borgonha visto por uma ótica que não estamos acostumados, pois ele não é um daqueles produtores tradicionais e tem uma visão bacana.

- Um dos destaques da capa, a matéria sobre vendas En Premieur é uma boa referência para quem quer aprender a "investir em vinho" e garantir bons retornos. Esta expressão significa comprar o vinho ainda em barricas. É como aplicar na bolsa de valores, com o risco também do vinho não ser aquilo que se espera. Ou de superar as expectativas! A matéria explica um pouco como funciona este mercado e mostra que no Brasil ainda estamos engatinhando, pois apenas a Grand Cru e a World Wine prestam este tipo de serviço.

- Uma matéria interessante para quem gosta de história de dos vinhos Madeira, que são os mais longevos do mundo.

- Uma outra matéria sobre madeira, mas ão sobre o vinho madeira. Uma matéria que explora muito bem um assunto que sempre é alvo de opiniões diferentes, que é o uso da madeira no vinho e como ele influencia nos armoas e sabores.

- Uma matéria estética comenta sobre os efeitos do vinho tinto nos dentes, que é uma preocupação de muitas pessoas. Nela há dicas, mitos e verdades sobre as manchas cauadas pelo vinho.


GUIA 4 RODAS DE VINHO - EDIÇÃO #4

- A primeira grande matéria explora os sabores e desafios dos vinhos ibéricos (Portugal e Espanha), nos contando um pouco de história e dando dicas de vinhos legais para tomarmos e conhecermos melhor estes 2 belos países, produtores de ícones como Vega Sicília (ESP) e Barca Velha ou Pera Manca (POR).

- Dicas de como continuar bebendo bons vinhos mesmo num cenário de crise, aonde procuramos sempre cortar gastos supérfulos. Há algumas dicas, inclusive a de não torcer o nariz para vinhos brasileiros!

- Um belo guia de taças e de como usá-las para tomar os diferentes tipos de vinhos, mostrando inclusive o porque de cada taça.

- Um guia com os blogs do mundo vinícola que podemos ler e nos informar, fugindo dos blogs com formatos mais comuns. Esta matéria vcs já sabem bem, não é mesmo??? Hehehe.

- Uma outra bela matperia sobre os vinhos sul-africanos e um roteiro bacana para quem quem quiser ir pra lá e visitar vinícolas.

- Um gia legal de restaurantes que tem cartas de vinhos com preços justos e que não cobram rolha (ou cobram um preço simbólico).

- Uma entrevista com o já conhecido deste Blog, Gary Vaynerchuk, sobre o despojamento de ser um crítico de vinhos, mas que passa confiabilidade do mesmo jeito!

- Uma bela degustação às cegas de Carmenères Chilenos e Malbecs Argentinos.

- E para terminar, uma divertida e interessante matéria sobre os diferentes tipos de rótulos que encontramos no mercado, desde os mais tradicionais, até os mais modernos e divertidos.

Espero que tenham gostado e para maiores detalhes, comprem as revistas para poderem se aprofundar!


CHEERS!!

Nenhum comentário: