quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caçada!

Comida e Vinho são coisas complementares, certo? Boa comida e bons vinhos, principalmente, não é? Então que tal um prato elaborado com trufas brancas, acompanhado de um Barolo ou um Barbaresco? Então, vamos lá! Vamos falar um pouco de um dos eventos mais esperados do ano pelos exigentes gourmets de todo o mundo: Sempre na segunda quinzena de outubro, amantes da culinária de todo o mundo juntam-se numa concorrida colheita que se estende até o final do ano para "caçar trufas" no Piemonte, norte da Itália. Mais especificamente perto da cidade de Alba, mundialmente conhecida por este evento.

As trufas mais valiosas são as brancas, conhecidas como tartufos ou "diamantes brancos". São encontradas na região do Piemonte, em esconderijos próximo às raízes dos carvalhos. Para localizá-las, é preciso contar com a ajuda de cães farejadores. A disputa é tamanha que vários cachorros morreram envenenados por caçadores concorrentes. Se algum caçador encontra trufa em determinada árvore, procura deixar a área em volta exatamente com estava antesda extração. A idéia é não revelar aso outros caçadores onde elas estão florescendo, já que costumam nascer perto umas das outras. Para se terem noção de como são valiosas, o quilo custa em média R$ 6 mil.

Com sabor e aromas menos intensos, as trufas pretas, encontradas na região de Périgord, na França, custam apenas 10% do valor das brancas.

Para ajudar a disseminar a cultura eno-gastronomica, o Juscelino Pereira, competente dono do delicioso Piselli, está organizando uma ida a esta disputada e curiosa caça.

A quem interessar e puder, entrar em contato com a Prime Tour (3178-4760 / prime@primetour.com.br / http://www.primetour.com.br/). E boa viagem, boa caçada, boas trufas e bons vinhos... precisa dizer mais?


CHEERS!!

Nenhum comentário: