quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Vinho Mais Antigo Que Já Bebi...

No último final de semana fui jantar com um casal de amigos no bom restaurante espanhol Eñe. O jantar como sempre agradável, ótima comida, um vinho diferente e legal de se tomar (Marques de Grignon 2001 - Um vinho feito com 100% de Petit Verdot), e na sobremesa, uma surpresa: Pedimos um Vinho de Sobremesa bem ao estilo espanhol, um Xerez. Só que um Xerez especial: Era um Alvear Solera 1927. Sim, vcs leram 1927!! Deixe-me então explicar:

Este vinho é elaborado a partir de uvas Pedro Ximénez, passificadas ao sol com posterior amadurecimento em barris de carvalho pelo método de Solera, por cinco anos. Este sistema "Solera", que até então eu não sabia que existia, afinal no vinho o lema é "vivendo, bebendo e aprendendo", mistura vinhos de diversas safras, sendo a mais antiga a de 1927. Este método de Solera leva vários anos até ter a idade adequada, e portanto, é bastante trabalhoso e custoso. E este exemplar levou nada menos que 96 pontos do Parker. Uma preciosidade, que parecia aquelas ameixas pretas em conserva ou uvas passas, daquelas bem doces.

Mas vou aproveitar e falar um pouco sobre o Xerez, que ainda é um grande desconhecido no Brasil. Os Xerez são feitos com a uva Palomino ou da Pedro Ximenez.

Xerez é uma família de vinhos cujo nome vem de sua região de origem Jerez da La Frontera, aonde tem auma das provas do circuito mundial de Fórmula-1. Diz a lenda que uva Pedro Ximenez é originária das ilhas Canárias, Espanha, de onde viajou para o Rin, Alemanha, e que voltou para a Espanha pelas mãos de um soldado alemão de Carlos V, lá pelo século XVI, chamado Peter Siemens, de onde viria o nome. Lá nesta região, uma vez colhida, essa uva é exposta ao sol , processo que chamam de "Asoleo", para que se desidrate e concentre açucares. Já vinificado vai para guarda em barris pelo método de Soleras y Criaderas, quatro filas de barris uns sobre outros. Ano após ano, o vinho vai passando para os barris que estão mais abaixo. Do barril que está no solo, "solera", sai o vinho que será engarrafado, enquanto que no barril que está em cima de todos, entra o vinho do ano. Bom, o fato é que foi uma grata surpresa, não só pela qualidade do líquido, como pela experiência de ter tomado um vinho de 1927... Recomendo a todos!!


CHEERS!!

Nenhum comentário: