terça-feira, 30 de junho de 2009

Mais um capítulo na discussão das rolhas.

Vem aí mais um capítulo na infindável discussão sobre rolhas sintéticas e rolhas de cortiça: A rolha de vidro!

O famoso fabricante australiano Penfolds está testando um novo sistema de rolhas de vidro. De acordo com Peter Gago, produtor chefe da empresa, o desenvolvimento do novo lacre, que ainda está seus primeiros passos, pode começar a render frutos em um período de dois ou três anos.

"Elas serão muito diferentes", afirma Gago, fazendo uma comparação com as rolhas Vino-Lok glass, utilizadas por produtores alemães, que têm um anel de silicone entre o rótulo e o topo da garrafa. "O vidro será sinterizado, feito com um tecido microscópico que permitirá a passagem de oxigênio".

Gago entende que isto vai imitar a natureza porosa da tradicional cortiça. Essa troca de oxigênio, afirma, é essencial para o envelhecimento do vinho fino. Outra vantagem deste modelo de vedação, sustenta, é a possibilidade de se poder detectar um eventual problema de vazamento em vinhos antigos, o que, com rolhas herméticas, não seria possível.

Agora é esperar os resultados e incluir a rolha de vidro nas discussões, sempre inconclusivas, sobre que tipo de rolha que é melhor...


CHEERS!!

Nenhum comentário: