sábado, 13 de junho de 2009

Resumo das Revistas do Mês

Vou estreiar, conforme promteido etsa coluna mensal com os destaques das revistas mensais de vinho do nosso mercado. Geralmente acabo lendo a Revista Adega, Vinho Magazine, Wine Style e alguma outra que tenha para comprar. Vamos lá:

REVSTA ADEGA - No. 43

- Entrevista legal com John Duval, o mago da Shiraz na Australia e um dos responsáveis pelo sucesso do ícone Penfolds Grange, falando de seu projeto com Felipe Tosso,da Ventisquero.


- Entrevista com o Guilherme Correa, o melhor sommelier do Brasil, falando do concurso mundial de sommeliers que vai encarar em 2010 no Chile.

- Uma instrutiva e fascinante matéria sobre uvas menos ou quase nada conhecidas do público, como a Ribolla Gialla, Fiano, Inzolia, Viura e outras. To pensando até em fazer um dicionári sobre as uvas diferentes...

- Uma matéria falando esmiuçadamente sobre os Taninos e como eles podem ficar mais aparentes ou mais escondidos num vinho

- Artigo de Ramatis Russo sobre as temperaturas ideais para servirmos os diferentes vinhos.

- Um belo report sobre a Expovinis

- Na seção "Enoarquiteura", falam sobre a belíssima Família Zuccardi, que curiosamente já visitei e posso confirmar que a hospitalidade e ambiente são realmente especiais.

- E por último, uma degustação bacana de 3 diferentes azeites.


REVISTA VINHO MAGAZINE - Número 82
- Um passeio sobre a Africa do Sul e seus vinhos, que vão muito além da famosa Pinotage, mostra alguns vinhos degustados com boas dicas para os leitores, além da história dets país com o vinho.

- Falando do país vizinho, a Nova Zelandia mostra o poder da Pinot Noir nesta "Ilha" e comprova que é um grande potencial vinícola.

- Um artigo interessante de Julio Anselmo de Souza Neto sobre a Bodega Chacra, uma preciosidade que elevou o patamar da Patagonia argentina e colocou esta região entre os detaques vinícolas do novo mundo.

- Uma matéria muito boa contrapõe o famoso e polemico Michel Rolland e o americano e crítico de Rolland, Jonatha Nossiter, autor e cineasta do documentário Mondovino, que acaba de lançar um livro com o mesmo nome do filme, criticando Rolland.

- Uma matéria que questiona as pesquisas que dizem que o vinho pode ajudar no combate ao cancer.

Espero que gostem desta nova seção e seja útil a todos!


CHEERS!!

Um comentário:

Diário de Baco disse...

Oi André...

Achei ótima sua iniciativa de fazer esse "resumão" das revistas.

Parabéns!

abs!
Alexandre