terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vinho Religioso

É sabido que o vinho é um elemento importantíssimo na religião católica pois ele é o sangue derramado por Jesus e que é consagrado em cada missa junto com a hóstia. Mas agora temos no Brasil uma novidade que promete atender aos judeus, religião seguida por cerca de 250 mil pessoas em nosso país conforme estimativas. Em setembro estas pessoas vão festejar o Ano Novo Judaico no Brasil. O Rosh Hashaná (‘Ano Novo Judaico’) marca a chegada do ano 5.770 e é o período das grandes festas da comunidade judaica em todo o mundo. Levando isto em consideração, a Casa Valduga apresenta a nova linha de vinhos kosher totalmente elaborados no Brasil, composta pelos rótulos Casa Valduga K Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Espumante Demi Sec e Moscatel, que reúnem toda a tradição da marca.

Com rótulos bilingues em português e hebraico nas cores da bandeira de Israel, os vinhos foram preparados de acordo com as leis alimentares da kashrut sob supervisão do Rabino Shmuel A. Havlin e coordenação do Rabino Ezra Dayan, da BDK do Brasil. De acordo com o Rabino Dayan todo o processo de casherização (adequação e higienização kosher) do vinho é mais complexo se comparado a outras produções kosher. O vinho passou por diferentes etapas em sua produção, desde uma análise das máquinas usadas na colheita e processo de produção, até a preparação do vinho apenas por judeus praticantes.

Para a elaboração da exclusiva linha de vinhos Casa Valduga K, a vinícola praticamente parou um setor da produção por quatro dias, pois alguns equipamentos, como os tanques onde os vinhos são estocados, tiveram que ser enchidos com água por 24 horas e esvaziados por 3 vezes.

A diretoria da vinícola, que provou o vinho, disse ter ficado surpresa com a alta qualidade do produto final! Resta ver se a comunidade judaica no Brasil vai saber que existe o vinho e se vão experimentar a nova invenção da vinícola... Mas a iniciativa já vale um grande destaque!


CHEERS!!
E Shaná Tová aos meus amigos judeus!!

Nenhum comentário: