quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Geografia do Vinho - Itália (Denominações)

Ontem recebi um pedido do João Luiz no post abaixo, para ser um pouco mais específico sobre as classificações italianas. Então vamos lá:

Os italianos implantaram o sistema de leis DOC e DOCG em 1963 para regulamentar e organizar a Indústria do Vinho. As principais categorias existentes hoje, como comentei abaixo, são a Vino di Tavola (Hoje IGT), DOC e DOCG.

Os Vino di Tavola são vinhos regionais, na maioria das vezes mais simples e de custos mais baixos. A evolução destes vinhos são os IGT - criados em 1992 - aonde se enquadram os Supertoscanos como o Sassicaia, Solaia e Tignanello por exemplo. Na verdade, os IGT são vinhos que não se encaixaram por algum motivo técnico nas DOC ou DOCG. Os IGT também tem suas regras que precisam ser seguidas, mas são menos rígidas que as regras DOC e DOCG. Podemos dizer que os IGT são os vinhos rebeldes, que não quiseram se encaixar nas outras denominações.

Os vinhos que são classificados como DOC precisam corresponder aos rígidos requisitos ditados pelas Leis Disciplinares Italianas, como área de produção, variedade de uvas permitidas, rendimento máximo por hectare, grau mínimo de álcool, sistema de poda, tipos de plantio e envelhecimento dos vinhos.

Os vinhos DOCG são vinhos de prestígio, que passam por mais alguns controles além dos DOC, que não sei te falar precisamente quais são, e precisam ter sido vinhos DOC por pelo menos 5 anos. Eles não são apenas controlados, mas garantidos!

Os Supertoscanos, por exemplo, não se encaixam nestas 2 denominações, pois ferem um ou mais requisitos. O Antinori Tignanello, por exemplo, é feito dentro da zona do Chianti (Toscana). Mas ele usa uvas que não fazem parte da DOC ou DOCG.

Mas uma coisa é importante ressaltar: Vinhos DOCG não são necessariamente melhores que os DOC ou IGT. Apenas as regras que precisam seguir é que são mais rígidas.

Depois, quando falarmos sobre a França, vocês verão que as leis por lá são muito parecidas! Mas por enquanto, fiquemos na Enotria Itália!

João, espero que as explicações tenham te ajudado... Qualquer dúvida, pergunte mais!


CHEERS!!

Nenhum comentário: