sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Vale é Nosso! E é Referência Internacional Também!

Esta matéria, retirada da Academia do vinho mostra que pouco a pouco estamos conquistando respeito no exterior com nossos vinhos e inicativas. É por isto que digo que precisamos acreditar no nosso potencial e que se tivermos investimentos e aopio, podemos evoluir mais rapidamente do que esperamos! É só acreditar! Mas vale reforçar também que outras regiões como São Joaquim e outras regiões do Rio Grande do Sul também tem perspectivas muito boas!

Com 31 vinícolas e mais de quatro dezenas de empreendimentos ligados ao setor, o modelo de sistema enoturístico implantado no Vale dos Vinhedos vem servindo de referência para outras regiões vitivinícolas do país e também do exterior. Única região do Brasil a ostentar o selo de Indicação de Procedência em seus vinhos, o Vale registra crescente visita de estudantes, empresários, produtores de vinho e profissionais do setor motivados em conhecer e promover o intercâmbio de experiências com os empreendedores do roteiro.

Na Serra Gaúcha, a experiência do Vale dos Vinhedos vem servindo de referência para quatro associações vitivinícolas nacionais: a Aprobelo, de Monte Belo do Sul; Asprovinho, de Pinto Bandeira; Afavin, de Farroupilha e Apromontes, de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Fora do Brasil a vocação enoturística e o reconhecimento alcançado após a conquista da Indicação de Procedência também vem chamando a atenção dos vitivinicultores. Tanto que visitantes de países como Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Suíça já estiveram no Vale para conferir in loco o trabalho desenvolvido na região. “Até da França, da região de Champagne, que já conquistou a Denominação de Origem já tivemos visita”, afirma o enólogo Adriano Miolo. Segundo ele, a troca de informações vem sendo intensificada no momento com grupos vindos de países como a Holanda e a Bolívia, que estarão em visita ao Vale dos Vinhedos nesta semana.

Por isto, gente, precisamos nos orgulhar e incentivar sempre os vinhos nacionais! E para mostrar que não é apenas teoria, o vinho da semana que logo mais vai para o blog será um vinho nacional!!


CHEERS!!

Um comentário:

Malela Paredes disse...

Essa viagem foi sensacional!!! Lembra que foi lá que apendeu a sabragem?? É demais! Faltou muita coisa pra ver... morro de vontade de voltar!
bjs