sábado, 12 de setembro de 2009

Homenagem aos Hermanos na Confraria!

Depois de 3 meses sem nos reunirmos por falta de uma agenda comum a todos, a confraria dos amigos, que está em seu segundo ano voltou com força total. O tema Argentina era sugestivo para uma noite de carnes e vinhos maravilhosos. E coincidentemente o evento foi 2 dias antes do vareio que demos nos hermanos nas eliminatórias da copa. O restaurante? O reconhecido Pobre Juan, conhecido pelo seu bom atendimento e pelas excelentes carnes!

O anfitrião dos tintos da noite foi o JP, que levou 2 preciosidades. E como estvámos há 3 meses sem nos reunirmos, resolvemos levar 2 brancos. Fefê levou um Catena Alta Chardonnay 1999 e eu levei uma homenagem ao meu herdeiro, um Luca Chardonnay 2006. O Luca estava muito bom, como eu já sabia pois havia bebido antes. Em Chardonnay argentino interessante e que mostra que se bem feitos, os vinhos desta uva no país hermano pode dar bons resultados. Ainda acho que o Chile se destaca nesta uva aqui na América do Sul, mas a Argentina tem seus bons exemplares também. E a maior prova disto veio também com o Catena Alta. um vinho que ganhou corpo e aromas com seus 10 anos de idade. Surpreeendeu de uma forma que ninguém esperava! Impressionante!

E vieram os tintos. Nada menos que uma vertical de Cheval des Andes! Talvez o vinho de maior Grife na Argentina, principalmente por ter o Chateau Cheval Blanc por trás deste projeto, junto com o gigante Terrazas de los Andes. Foram 2 exemplares: 2002 e 2005. 2 vinhaços! Mas sempre tem um que se sobressai, não é? E desta vez foi o 2002. Estava redondo, pronto para ser tomado, por mais que pudéssemos esperar mais alguns bons anos para bebê-lo. Estava um vinho sensacional. O 2005 ainda estava novo, mas já mostrou que daqui a alguns anos ele vai ser "grande" como o 2002 que bebemos.

A curiosidade ficou por conta da formulação dos 2 vinhos: Eram vinhos feitos com uvas diferentes! O 2002 tinha Cabernet, Malbec e Petit Verdot. O 2005 , além das uvas que estavam no outro vinho, ainda tinha 7% de Merlot. É uma parcela baixa, mas que certamente faz a diferença e deve deixar o vinho mais macio, menos austero que o 2002 daqui há alguns anos.

Sobre a comida, sem comentários! Foi um menu desgustação com nada menos que 5 pratos! Não preciso falar que saímos de lá absolutamente rolando de tanto que comemos e bebemos. E bem!

A próxima já tem data marcada! 01 de Outubro, ainda sem restaurante definido, mas com o tema que promete: Piemonte, oferecido pelo Dado, que vem falando nestes vinhos há tempos...


CHEERS!!

Nenhum comentário: