quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Harmonize com a sua Vontade!

Ultimamente tenho lido alguns textos e escutado muita gente falando sobre o verão, vinhos brancos, vinhos rosés, etc e tal.

Isto então me motivou a escrever algumas linhas sobre estes assuntos, um pouco baseado em experiência, um pouco em uma filosofia de vida que tenho.

As regras nos dizem que no calor, temos que tomar espumantes, vinhos brancos, rosés e se for tinto, no máximo um Pinot Noir. Não está errado. Pelo contrário: Tem total fundamento este tipo de regra pois quando estamos no calor, queremos algo refrescante, leve, certo? Estas regras eu costumo chamar de harmonização. Sim, harmonização.

Aqui cabe uma pausa para eu explicar o significado de harmonização para mim. Para a grande maioria das pessoas esta palavra significa uma correta combinação entre comida e bebida. Para mim não é apenas isto. Harmonização vem de harmonia, que quer dizer ‘um perfeita convivência entre dois ou mais elementos’. Isto na prática existe na música, na gastronomia, na convivência entre pessoas e em muitas outras coisas. Quem é que nunca ouviu os habitantes das casas do Big Brother levantarem ‘um brinde à harmonia da casa’? Por isto pergunto porque não pode haver uma harmonização entre o clima e o vinho? E clima, aqui quer dizer tanto a temperatura como o clima, a atmosfera, o astral do ambiente.

Dito isto, voltemos ao assunto principal. Sinceramente não me prendo a algumas regras que vivem pregando por aí. E posso até se alvo de críticas dos chatos de plantão, mas não me importo com eles. Para mim, verão não significa apenas vinhos leves. E inverno não significa apenas vinhos mais encorpados. Sou partidário da teoria que temos que beber o vinho que estamos com vontade. Se estivermos em um almoço em pleno verão e quisermos abrir um Cabernet Sauvignon, devemos abrir, oras! Se quisermos comer um fondue no auge do inverno, porque não abrir um vinho branco, que por sinal é o mais correto para se harmonizar com a maioria dos tipos de queijo? Nestas horas a harmonização deve ser feita entre o vinho e a sua vontade. Simples assim.

Se vão te olhar torto, falar ou achar que você não entende nada de vinho, tudo bem. Quem se importa? Eu não, desde que eu esteja tomando e comendo o que eu estiver com vontade. Estando 40° acima ou abaixo de zero.


CHEERS!!

Um comentário:

Álvaro Cézar Galvão disse...

André, parabéns, concordo integralmente!
Tenho dito isto faz muito tempo, pois veja:o que adianta ter em casa uma garrafa daqule vinho que se gosta, por exemplo um Malbec novo mundo, e não poder "harmoniza-lo"com uma entradinha fria, um sanduiche, uma massinha leve, que se oferece aos amigos que estão em sua casa?
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão