terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mouton Rothschild: Rótulo de 2007

Li recentemente uma nota falando que saiu o layout de um novo rótulo do lendário Château Mouton Rothschild para a safra de 2007. E não só resolvi contar a vcs sobre ele, como quis ir mais a fundo e aos poucos ir resgatando alguns rótulos mais interesantes para mostrar a todos um dos motivos de fama deste vinho.

Para entender rapidmente a história destes rótulos, esta tradição com os desenhos dos rótulos começou em 1945 e até hoje é levada muito a sério. Tanto é que hoje em dia a própria proprietária do Chateau cuida deste "job" pessoalmente, sucedendo seu pai, o barão Philippe.

Historicamente eles chamam grandes artistas plásticos para pintarem seus rótulos, abrindo uma excesão de vez em quando, por exemplo quando chamaram o príncipe Charles em 2004. Grandes nomes já desenharam os míticos rótulos, entre eles Dalí, Miró, Picasso e Warhol. Agora o detalhe curioso: O pagamento é feito com o vinho em questão. Bom não?

O rótulo em questão, o de 2007 foi feito pelo escultor americano Bernar Venet. O desenho representa curvas de aço que lembram a montagem de barricas de carvalho. Eu particularmente não conhecia este escultor, mas ao pesquisar um pouco vi que ele costuma expor grandes esculturas de metal em cidades da França e em outros países. Ele já fez também uma exposição no Brasil em 2000, com obras expostas no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo.

Aos poucos trarei mais rótulos e estórias deste magnífico vinho.


CHEERS!!

Nenhum comentário: