quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Geografia do Vinho - Supertoscanos

Os supertoscanos foram um dos vinhos italianos mais rodeados de polêmicas até pouco tempo atrás. E até hoje as polêmicas ainda rondam de vez em quando estes vinhos. Isto porque eles nasceram em 1940 fugindo totalmente das regras DOC e DOCG, regras estas que eram – e são – quase que um certificado de autenticidade dos vinhos italianos. Até que um tal marques Mario Incisa della Rocchetta da Tenuta San Guido resolveu plantar videiras de cabernet sauvignon no litoral da Toscana, em Bolgheri, uma região que não era considerada boa para plantio. E resolveu também amadurecer seus vinhos em barricas pequenas de carvalho francês, enquanto os outros eram envelhecidos em barricas grandes de carvalho esloveno. Oras, vejam só: Região não tão propícia, barricas difetrentes e uva que não era sangiovese. Qual a chance disto dar certo? Na teoria, pouca. Na prática, a coisa foi diferente.

E assim nasceu então o Sassicaia, vinho que hoje custa um bom dinheiro e é tido como um dos melhores vinhos do mundo. Depois dele vieram outros ícones Supertoscanos como o Tignanello, Ornellaia, Solaia, Flaccianello, entre outros muito reconhecidos.

E hoje, os Supertoscanos são reconhecidos como IGT - Indicazione Geografica Tipica.

Em geral, estes vinhos são bem estruturados, com taninos bem presentes e muita fruta na boca, dependendo da uva, já que não há uma regra para o uso de uvas nos vinhos. Já vi Supertoscanos de Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Merlot e Canaiolo. São vinhos geralmente de muita guarda e devem ser abertos em ocasiões especiais, já que costumam custar um bom dinheiro!

No próximo post da Geografia do Vinho, vamos de Brunello, um dos meus vinhos preferidos, se não for o mais!


CHEERS!!

2 comentários:

Anônimo disse...

O vinho é excelente!!!

Aconselho aos amigos enófilos, degustarem nos melhores restaurantes de São Paulo, um belíssimo Supertoscano que degustei prazeirosamente, no restaurante Vecchia Cucina, do agradabilíssimo Chef Sergio Arno: MORESCO IGT - safra 2003, surprendente!!! Pena que o importador o fornece somente aos restaurantes, informação recebida pelo sommelier da Vecchia.

Gustavo.

Renato.

Anônimo disse...

Degustei este vinho no restaunte La Tambouille, do renomado chef Giancarlo Bolla, simplismente divino!

Marco.