sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aquecimento Britanico.

Recentemente tivemos a COP15, evento que discutiu as metas globais para redução de CO2 na atmosfera. O resultado parece não ter sido o esperado, pois ficou muito aquém do que realmente o nosso planeta precisa, além de ter sido politicamente tumultuado, com alguns países discordando do acordo final.

Esta introdução é somente para falarmos mais uma vez do aquecimento global e seus efeitos no mundo do vinho. Ele pode ser prejudicial para algumas regiões, mas pode ser benéfico para outras, pois regiões que antes eram pouco propícias para o plantio de uva podem passar a produzir grandes vinhos. E um exemplo de um país que pode se beneficiar é a Inglaterra, aonde os efeitos destas mudanças já começam a ser sentidos.

Apesar do verão atípico do ano passado, os vinicultores classificaram a safra de 2009 como uma das melhores da história.

Isto porque o mês de julho foi marcado pelo clima úmido, principalmente no sudoeste do país, o que poderia ter afetado negativamente a safra, não fosse o calor percebido no outono.

De acordo com a associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra, as uvas colhidas estavam excelentes, com as variedades Chardonnay e as Pinots possuindo nível alcoólico possivelmente entre 11% e 13%.

A safra de 2009 foi marcada também pela falta de geadas, além de um tempo quente e seco durante o período das floradas. Mesmo as chuvas fora de época em julho foram bem vindas para repor a umidade do solo.

Segundo a Associação, o volume de vinho produzido em 2009 deve ser maior que os últimos anos e os vinicultores estão muito animados com os resultados que podem ser obtidos a partir desta safra histórica.

Eu particularmente nunca bebi um vinho inglês e abro aqui a oportunidade para alguém, que já tenha bebido, possa dar sua opinião.

Será que na COP15 foram discutidos os efeitos do aquecimento global no vinho? Deveriam...rsrs!


CHEERS!!

Nenhum comentário: