quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Quer Decantar o Vinho, Senhor?

Esta é uma pergunta que muita gente ouve quando vai a um restaurante e pede um vinho ou até mesmo em casa ao abrir uma garrafa. Enfim, qual é a real necessidade de decantarmos um vinho? Muita gente, até mesmo sommeliers de bons restaurantes às vezes ficam na dúvida do que fazer.

Vamos começar por um ponto conceitual: DECANTAR é diferente de AREJAR. A princípio, decanta-se um vinho mais velho, com borras que podem atrapalhar na hora de bebermos. Por isto, colocar com cuidado num decanter limpo é algo que é muito importante nestes casos. O que na maioria das vezes queremos dizer quando pedimos para decantar um vinho é areja-lo. Deixar que ele fique um pouco mais em contato com o ar, para que ele solte seus aromas e sabores e se torne um vinho mais fácil de beber. Isto geralmente se torna necessário com vinhos bem estruturados, encorpados mas que são novos e ainda não atingiram o auge.

O ato de arejar um vinho é muito importante para que possamos tirar o máximo dele. Quem já não tomou um belo Brunello, Barolo, Barbaresco, Bordeaux ou outros grandes vinhos de safras recentes e ele não mostrou todo o potencial. Ou como acontece em muitos casos, depois de 40 minutos na taça, ele se mostrou outro vinho, completamente diferente e melhor? Pois então é exatamente esta a importância de arejarmos um vinho.

Mas precisamos tomar cuidado com 2 situações: A primeira é a de decantar e arejar vinhos muito antigos, que já não são tão potentes, já perderam bôa parte do álcool. Pode-se causar o efeito contrário e todo o sabor e aroma do vinho ir embora. A outra situação é arejar um vinho mais simples, sem tanta estrutura. Não vai adiantar deixa-lo lá por 1, 2, 5 horas. Não vai adiantar nada e o vinho vai mudar muito pouco, se é que vai mudar. Isto porque, estes vinhos que foram feitos para serem bebidos mais jovens não tem muito o que mostrar como os vinhos de guarda e com mais estrutura.

Como viram, há algumas dicas, mas não há uma regra. Vai variar de acordo com o vinho e com a situação. Mas na dúvida, estando no restaurante, peça uma sugestão do sommelier. Ou estando em casa, ligue para um amigo que possa ajuda-lo!


CHEERS!!

2 comentários:

Vinícola CAVE ANTIGA disse...

Belo artigo,

Podemos fazer referência em nosso site?

Um brinde,

Denys Roman
Cave Antiga
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga

André "Déco" Rossi disse...

Olá Denys!
Claro que pode! É um prazer e sempre que precisar, pode contar com o EnoDéco.
Abraços e CHEERS!!