quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novo Escândalo na Toscana...

Passeando por vários sites de vinhos, pude notar em 90% deles a mesma notícia. Até que resolvi abrir e ler os links. A princípio, ao ler os títulos, achava que era algo de proporções pequenas. Mas ao ver o tamanho do estrago e do possível escândalo, assustei e resolvi colocar aqui no blog. Não é uma notícia agradável, principamente em se tratando da Itália, terra dos meus vinhos preferidos.

As notícias dão que autoridades italianas suspeitam que vários vinhos da Toscana podem ter sido fabricados e misturados de maneira irregular com vinhos de menor valor e qualidade.

De acordo com os jornais locai, o Ministério da Agricultura está investigando os vinhos da safra atual. Reportaram também que cerca de 17 pessoas e 42 empresas estão sob investigação por falsificar documentos públicos com a intenção de cometer as fraudes.

Apesar de a investigação estar focada principalmente na Toscana, outras regiões também estão sendo investigadas, entre elas, as regiões de Abruzzo, Trentino, Piemonte, Lombardia, e Emilia-Romagna.

Este escândalo vem se juntar com outro que ocorreu em maio de 2008, quando milhares de garrafas do famoso e delicioso vinho Brunello Di Montalcino foram apreendidas e as vendas da safra de 2003 suspensas. Isto ocorreu durante uma investigação sobre a adição de variedades não permitidas nos vinhos. O escândalo envolveu muitos nomes importantes da Toscana. Caso queiram ver esta notícia aqui no blog, acesse.

Eu particularmente, fã dos vinhos italianos, fico trsite ao ver estas coisas acontecendo. Mas não vou deixar de tomar meus Brunellos, Barolos, Chiantis e outros...


CHEERS!!

Nenhum comentário: