segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais Lenha na Fogueira...

Li hoje no site da Revista Adega uma notícia que mostra que a polêmica das rolhas sintéticas, tampas 'screwcap' e garrafas 5 litros está longe de terminar. Na verdade, todos estes elementos são provas da modernização do vinho e que agora ganha mais um capítulo: Garrafas de Plástico.

Isso porque alguns vinicultores da Nova Zelândia tiveram a idéia de usar um material que não demore tanto tempo para ser decomposto e ainda seja capaz de preservar as características do vinho, sem alterar o sabor.

Peter Yealand, um produtor local, está apostando nas garrafas de plástico e tem argumentos que possam responder às possíveis críticas. Para ele, os consumidores gostam da idéia devido à facilidade na hora de reciclar e por não ferir tanto o meio ambiente, já que se degrada mais rapidamente que o vidro. Além disto, tem vida útil de pelo menos 18 meses, e não deixa cheiro ou gosto algum no líquido.

Outra vantagem é que embora não seja adequada para um jantar num restaurante, a garrafa plástica pode ser útil em festas e piqueniques, já que não quebra.

Este é mais um capítulo na discussão da modernização do mundo do vinho. É válido, como dizem, para vinhos jovens. Mas já testaram em vinhos de guarda? Será que 'compraríamos' esta idéia no momento que estivermos dispostos a gastar um bom dinheiro num vinho de guarda?

Para refletirmos mais um pouco...


CHEERS!!

Crédito da Foto: Revista Adega

Nenhum comentário: