quinta-feira, 2 de abril de 2009

OS 10 MELHORES. PELOS 10 MELHORES.

Li esta matéria muito legal no site da Revista Prazeres da Mesa (http://prazeresdamesa.uol.com.br/), que por sinal tem um conteúdo excelente para quem gosta de vinhos e gastronomia e queria dividir com vcs, pois nos faz também refletir qual é o nosso vinho preferido para uma comemoração especial. Foram dez grandes nomes do mundo do vinho e da gastronomia, que revelaram quais os seus rótulos preferidos para comemorar uma data especial.


E depois de pensar um pouco, aproveito para deixar aqui o meu vinho para ocasiões especiais: É o Brunello di Montalcino Biondi Santi. Independentemente da safra (O que eu tomei foi um 1997), é, de todos os vinhos que já tomei, o melhor. É um vinho que expressa bem o terroir italiano, com um vinho potente, de acidez elevada, mas é aquela acidez que faz dos vinhos italianos os meus preferidos. E é um produtor, talvez o mais tradicional da região Toscana de Montalcino, que dispensa maiores comentários. O Rei dos Brunellos!


Agora, vamos à matéria:


- Egon Muller Scharhofberger Spatlese: "Esse vinho tem uma antiga reputação de qualidade e, como principal Riesling da região de Saar, é também o vinho mais refrescante do mundo, com presença da fruta e expressão do terroir." (Não é vendido no Brasil).

Jancis Robinson, editora do site www.jancisrobinson.com e colunista de Prazeres da Mesa




- Giusto di Notri 2004 Tua Rita: "Um vinho pouco conhecido, mas de qualidade e exuberância ímpares. Corte típico bordalês, possui a quantidade de uvas macias, que deixam o vinho muito sedoso à boca, e que fica pronto mais rapidamente. Vendido a bom preço e por sua nobreza, é perfeito para ser saboreada em clima de festa." Importado pela Cellar.


Danio Braga, chef e proprietário da Locanda della Mimosa




- Wachenheimer Böhlig Premier Cru Riesling Trocken 2004: "Esse vinho seco traz a experiência purificante do Rio Reno. É um Riesling luminoso." Importado pela Mistral.


Renato Machado, jornalista e colunista de Prazeres da Mesa


- Vega Sicília Único Grand Reserva 94: "Essa safra é excepcional, para mim, a melhor da década. Superequilibrado, fino, complexo e com grande potência. Chega a ser romântico, pois você o bebe e se enamora." Importado pela Mistral.


Belarmino Iglesias Filho, sócio do grupo Rubaiyat



- Barolo Riversa Brunate 2000 Roberto Voerzio: "Barolo não é um vinho para tomar numa festa, mas para apreciar com os amigos próximos e celebrar as grandes amizades. Deve ser degustado com calma, com uma boa conversa. Para isso, o ideal é uma garrafa magnum de Roberto Voerzio, um italiano que sabe cultivar a Nebbiolo como poucos." Importado pela WorldWine.


Jorge Lucki, colunista de Prazeres da Mesa


- Bâtard Montrachet Grand Cru 2004 Domaine Leflaive: "Essa domaine segue a viticultura biodinâmica e elabora esse vinho cheio de emoções, que tem tudo a ver com as boas comemorações. Ele é um dos grandes vinhos brancos do mundo. Uma verdadeira loucura! E, já que é para comemorar, vamos aos melhores vinhos do mundo, que são os franceses."Importado pela Expand.


Ed Motta, músico e compositor


- Mouchão Tonel 3-4 2001: "Logo que me formei em jornalismo, li uma reportagem sobre o Alentejo e fixei como meta conhecer a região. Anos mais tarde, decidi conhecer a Herdade do Mouchão e seu precioso vinho. Por felicidade, fiz as duas coisas. Elaborado principalmente com a uva Alicante Bouschet (leva também a Trincadeira), o tonel 3-4 é um dos melhores vinhos já elaborados no Alentejo. Elegante e complexo é para celebrar a vida, a família e os amigos." Importado pela Adega Alentejana.


Ricardo Castilho, diretor editorial de Prazeres da Mesa



- Château Lafite-Rothschild: "O primeiro grande vinho que bebi foi o Lafite da safra 1982, muito tempo atrás. Recordo esse tinto com carinho especial e se tenho de eleger um vinho para uma ocasião especial, seguramente seria esse."Importado pela WorldWine.


Patricio Tapia, autor do guia chileno Descorchados e colunista de Prazeres da Mesa



La Rioja Alta Gran Reserva 904 1995: "Se os termos elegância, equilíbrio e complexidade não estivessem ainda definidos no mundo do vinho, bastaria um gole desse tinto espanhol para ter uma nítida visão de seu significado. Ideal para beber celebrando a vida."Importado pela Zahil.


Jorge Carrara, colunista de Prazeres da Mesa



Clos Vougeot Grand Cru 2003 Domaine Leroy: "Vários motivos me levam a esse vinho: minha paixão são os Borgonhas, meu primeiro contato com ele foi no filme A Festa de Babette, em que a heroína serve o Clos Vougeot e, por último, este que é um dos melhores Borgonhas disponíveis no mercado."Importado pela Zahil.


Ricardo Bohn Gonçalves, editor contribuinte de Prazeres da Mesa



CHEERS!!

Nenhum comentário: