terça-feira, 14 de abril de 2009

NOSSOS MELHROES SOMMELIERS

Dezoito profissionais do vinho participaram do Sétimo Concurso Nacional de Sommeliers realizado em São Paulo, dias 20 e 21 de março. O vencedor foi Guilherme Corrêa que conquistou o bicampeonato nacional. Em segundo lugar ficou Tiago Locatelli, do restaurante Varanda Grill (São Paulo) e em terceiro Diego Mateus Arrebola, do restaurante Olivetto (Campinas).

Com 37 anos de idade Guilherme Corrêa é bacharel em economia, tendo se formado pela UFMG em 1994 apresentando monografia intitulada "Análise Prospectiva da Indústria Vitivinícola do Rio Grande do Sul". Depois de sua graduação fez na Itália, entre 1997 e 2000, os cursos da Associação Italiana de Sommeliers (AIS) tendo obtido o diploma de Sommelier Profissional. Fala fluentemente italiano e alemão, além de ter noções de inglês e francês, o que é fundamental no Concurso Mundial de Sommeliers. Trabalha na importadora Decanter, em Blumenau.

Guilherme e Tiago, os dois primeiros classificados, representarão o Brasil no Concurso Pan-Americano de Sommeliers, a ser realizado em Buenos Aires, de 29/05 a 02/06/2009, no Hotel Four Season´s. Sendo que Guilherme representará o Brasil no Concurso Mundial de Sommeliers, em Santiago do Chile, no ano de 2010. Vale lembrar que o Tiago foi o nosso "Mestre de Cerimônias" da nossa confraria da África do Sul, no varanda Grill.
Para chegar à final os candidatos participaram, dia 20 de março, da etapa elimatória que selecionou os três finalistas. Esta etapa constou de uma prova escrita com 35 questões de múltipla escolha masi cinco questões dissertativas. Uma degustação às cegas de 2 vinhos, seguida de uma descrição de sua harmonização/compatibilização com um prato preparado especialmente para a ocasião. A seguir os candidatos deveriam reconhecer três bebidas servidas às cegas (vodka, saquê e whiskey). Seguida de uma prova de serviço com decantação obrigatória e uma degustação oral.

Parabéns a Guilherme, Tiago e Diego e também aos demais profissionais brasileiros.


CHEERS!!

Nenhum comentário: