segunda-feira, 13 de abril de 2009

9 PREMIOS BRASILEIROS NO VINITALY

Considerado um dos maiores concursos de vinhos do mundo, o Vinitaly reuniu 3.669 amostras de 32 países, onde foram avaliadas por 105 degustadores, provenientes de vários países. O Brasil esteve representado pelos diretores de Degustação da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Cláudia Alberici Stefenon e Mauro Zanus.

Para Zanus, a participação de amostras do Brasil oferece uma grande visibilidade à produção nacional, pois participaram do evento cerca de 50 renomados jornalistas internacionais que escrevem especificamente sobre vinhos em jornais e revistas especializadas de todo o mundo. “A obtenção da Grande Menção por nove amostras do Brasil é muito importante, pois é dada somente aos 30% melhores vinhos dentro de cada categoria”, ressalta.

O Prêmio Especial Vinitaly é conferido às vinícolas de cada país que obtêm a maior pontuação resultante da soma das notas mais altas dos três vinhos que conquistaram Grande Menção. Este prêmio é atribuído na condição de que o país tenha no mínimo 10 vinícolas participantes. Segundo Cláudia Stefenon, os países que receberam o Prêmio Especial Vinitaly 2009 foram a República Tcheca, França, Alemanha, Itália, Espanha e Brasil. “O resultado reforça a participação do Brasil, definitivamente com uma Wine Land, especialmente por se tratar de vinhos espumantes”.

O Vinitaly Concorso Enologico Internazionale é considerado um dos mais rigorosos e importantes concursos de vinhos do mundo e tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.). Agora já são 39 medalhas conquistadas pelos vinhos e espumantes brasileiros somente este ano.

Eis as Premiações

Premio Especial Vinitaly 2009
- Bebidas da Serra

Grande Menção
- Boscato Gran Reserva Merlot 2005
- Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2008
- Miolo Espumante Millésime Brut 2006
- Peterlongo Espumante Moscatel 2008
- Peterlongo Espumante Presence Brut 2008
- Salton Talento 2005
- Vapore 1888 Cabernet Sauvignon 2005
- Zanotto Espumante Brut



CHEERS!!

Nenhum comentário: