terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dicionário das Uvas - Chardonnay


A "Rainha das Uvas Brancas". Uma das mais conhecidas uvas brancas, originária das regiões de Champagne e da Borgonha (França), mas hoje espalhada pelo mundo todo com grande sucesso em vários países.

Responsável por grandes vinhos brancos, com sabor frutado, entre o seco e o meio-doce, com boa capacidade de envelhecimento. São razoavalmente ácidos, mas sem excessos e corpo leve. quando envelhecidos em barricas, tornam-se mais estruturados e com um excelente aroma de madeira misturado às frutas. Os Chardonnays do Novo Mundo costumam ser assim, com ótimos resultados.

Embora seja possível conseguir ótimos chardonnays pelo mundo, nada se compara com os vinhos que ela dá na Borgonha, onde são elaborados, entre outras maravilhas, os famosos "Puilly-Fuissé", e os "Montrachet". Os chardonnay comuns são vinhos frutados, são . Tem uma coloraçao palha, brilhante.

Ela também é usada para fazer champanhes, mas este é um assunto para a semana que vem, pois merece exclusividade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das minhas paixões: brancos da borgonha. Tenho investido bastante em Mersault, que em qualidade fica entre os C-M, P-M e os grand cru.
Pena são os preços no Brasil. O que esperar de um Mersault de boa qualidade com 10 anos? Posto Esso no nariz e na boca acidez marcante se contrapondo a untuosidade característica dos brancos de cote de beaune. Espetááááculo!

André "Déco" Rossi disse...

Nota-se o teu bom gosto para vinhos brancos, hein meu amigo? Realmente não tem o que falar sobre estes vinhos. São incríveis... Abraços e valeu de novo pelo comentário!