domingo, 24 de maio de 2009

Relatos do Vini Vinci

Esta última semana tivemos o Vini Vinci, um dos eventos mais esperados deste primeiro semestre no mundo do vinho. E com tanta expectativa, a responsabilidade de Ciro Lilla e todos os envolvidos, era grande! ?E não decepcionaram! Contando com renomados produtores, o evento todo esteve impecável. O lugar (Hotel Hyatt) foi perfeito. O horário também, pois permitia aos consumidores em geral pudessem sair de seus trabalho e chegar a tempo de tomar bons vinhos! Fomos em 5 amigos: Eid, Hamilton, Dani. Rafa e Ana. Todos apreciadores do bom vinho...

Como o evento era muito grande, vou postar abaixo os produtores e vinhos que me chamaram a atenção:

Bodegas Kaiken (Argentina): É o projeto de Aurelio Montes (Viña Montes) em Mendoza e já falei dele aqui no post do vinho da semana Kaiken Ultra. O destaque vai para asempre simpática, cordial e atenciosa Sonia Montanares, que conheci quando fui ao Chile e visitei a Viña Montes.

Bodegas Noemia (Argentina): Já reconhecida como uma das melhores vinícolas argentinas, impressionou com o vinho Noemia 2006 (US$ 170,05). Um vinho ainda novo mas espetacular!

La Posta (Argentina): O projeto vitorioso de Laura Catena que produz vinhos com excelente custo-benefício, mostrou vinhos bem estruturados e mostrando o porque de serem vinhos bem pontuados pelo Parker.

Luca (Argentina): Laura Catena é filha do brilhante Nicolás Catena. E herdou o talento do pai para fazer bons vinhos. Os seus "Luca" (Chardonnay, Pinot Noir, Malbec, Syrah e o top Beso de Dante) são vinhos estruturados, complexos e deliciosos. Sou suspeito para falar bem destes vinhos pois além de suas qualidades reconhecidas pelos maiores críticos do mundo do vinho, Luca é o nome do meu filho que nascerá em Julho/Agosto...

Errazuriz (Chile): Novidade no catálogo da Vinci, este produtor entrou no Brasil pela Terroir, mas depois acabou optando pela estrutura e serieade do catálogo da Vinci. Conheci a vinícola no ano passado quando fomos ao Valle do Aconcágua e já conhecia os vinhos que eles apresentavam lá. Mas destaco o gigante Don Maximiano Founder´s Reserve 2006. Um ícone do Chile e do mundo!

Terra Andina (Chile): Um produtor ainda nem tão conhecido no Brasil, que tem vinhos de bons custo-benefício. Me surpreendi com o Pinot Noir Reserva 2006, que apesar de ser um vinho simples, ele tem personalidade e é uma boa compra (US$ 21,50).

CVNE (Espanha): Uma vinícola tradicional da região de Rioja, que tem exemplares bem característicos desta região. Me impressionou o seu Cune Reserva 2000, um vinho de boa idade, mas ainda bem persistente e saboroso.

Argiano (Italia): Um produtor já conhecido da toscana, com um Brunello maravilhoso e seu top Solengo espetacular, mas ainda novo apesar de ser 2004. Imponente, austero e típica acidez italiana.

Falarei em um post exclusivo para ela, sobre a vinícola espanhola Tondonia, que sempre foi uma das vinícolas mais conhecidas da Espanha, mas que agora descobri curiosidades que valem a pena um post exclusivo.

Ciro, Marcelo e todos os envolvidos neste maravilhoso evento, aqui vão meus parabéns pela organização e alto nível do seu catálogo, dos seus produtores e de seus vinhos!


CHEERS!!

Nenhum comentário: