sábado, 1 de novembro de 2008

Dicionário das Uvas - Pinot Noir

Uma uva delicada. Esta é a melhor expressão para descrever esta variedade tinta. Típica da região da Borgonha (França). A Pinot Noir é responsável por alguns dos melhores vinhos tintos do mundo. Já foi plantada em muitos outros paises, mas fora de seus "terroirs" originais não tem desempenho que chegue aos pés das origens. Tem sim bons vinhos em outros locais, mas não chegam aos pés dos Borgonhas. Os vinhos de Pinot Noir podem dar também vinho branco quando suavemente macerada; combinada com a Pinot Meunier e Chardonnay, formam por excelência, as castas originais do champagne.
Seus vinhos mais famosos são os Côtes de Beaune, Nuits-St.Georges, e o astro de todos, o Romanée Conti. No Novo Mundo, tem-se conseguido bons vinhos Pinot Noir na Califórnia, no Chile, e na Nova Zelandia.

São em sua maioria, deliciosos vinhos de coloração rubi, com clareza translucida, mas com sabor e aroma marcantes, puxando a cerejas, ameixas frescas, umas notas de cassis.Por seu corpo médio, o ideal é que hamonizemos com comidas mais leves e queijos não tão fortes. Uma boa pedida para o verão, se quiserem variar dos brancos e rosés.

Nenhum comentário: