quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

É BOM E FAZ BEM - PARTE 1

Muita gente já sabe, mas queria também colocar no Blog este assunto para que as pessoas possam ler e se informar um pouco mais.

Esta nossa deliciosa bebida e motivo de existência do Blog, também é um santo remédio que ajuda a prevenir algumas doenças. falarei aqui, em 3 partes sobre alguns benefícios do vinho para nós.

A maioria das pessoas bebe vinho por seu paladar complexo e agradável. Mas os efeitos terapêuticos do vinho têm sido objeto de pesquisas há muito tempo. Países como Estados Unidos, França e Dinamarca publicaram, no início da década de 90, trabalhos científicos que comprovaram a importância do vinho para a saúde.

Desde que bebido com moderação, o vinho pode atuar como fator preventivo de várias doenças – tais como cardiopatias e derrames cerebrais –, aumentar a longevidade e até agir como agente antimicrobiano.

Uma das pesquisas mais importantes – conhecida como o “Paradoxo Francês” – foi conduzida por pesquisadores daquele país e extensamente divulgada em 1991, no programa de TV norte-americano “60 Minutes”, da CBS.
O “Paradoxo Francês” diz que os franceses – cuja dieta é rica em gorduras e a incidência de fumantes na população é alta – eram menos propensos a ataques cardíacos do que outros povos de países industrializados. Isto foi atribuído ao consumo regular de vinho pelos franceses, pois o álcool eleva os níveis de HDL (high density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade), conhecido como o “bom colesterol”, no sangue. A veiculação do estudo aumentou consideravelmente a venda de vinhos tintos no país.

A segunda grande pesquisa sobre o assunto, em 1995, destacou os efeitos do vinho em relação a outras bebidas alcoólicas: realizada com 13 mil pessoas durante 12 anos por cientistas dinamarqueses do Copenhagen Heart Study, a pesquisa traz evidências de que as taxas de mortalidade diminuem mais entre pessoas que bebem vinho do que naquelas que tomam cerveja ou destilados. A pesquisa também demonstrou que os efeitos benéficos do vinho se estendem àqueles que bebem até 5 taças (cerca de 1 garrafa) de vinho por dia – ou seja, elevou o patamar anteriormente considerado “moderado”.

Pelas pesquisas que já foram feitas, sabemos que o vinho ajuda a:

. Evitar doenças cardíacas
. Combater o câncer
. Prevenir úlceras
. Proteger contra o Mal de Alzheimer

Nas próximas semanas falarei um pouco sobre como o vinho ajuda em cada um destes tópicos.


CHEERS!!

Fonte: Terra.

Nenhum comentário: