domingo, 18 de janeiro de 2009

HARMONIZAÇÃO - FATORES IMPORTANTES: PESO

Como eu comentei no primeiro post sobre harmonização, existem vários fatores que influenciam na escolha do vinhos que vamos beber em nossas refeições. Cada semana falarei sobre um destes fatores. Então vamos lá:
O PESO do prato é talvez o fator mais importante que devemos levar em consideração. E isto vale para vinhos brancos e tintos, pois não necessariamente os vinhos brancos são sempre mais leves que os tintos. Há alguns vinhos brancos mais encorpados e que "enchem mais a boca" que alguns tintos e devemos sempre lembrar que a "cor" do vinho, neste caso não é o mais importante. Este fator é geralmente o que mais tem chance de dar errado em uma harmonização, pois se vamos comer por exemplo um cordeiro, que é uma carne mais pesada, não podemos escolher um Pinot Noir para termos em nossas taças pois não sentiremos todo o potencial do vinho, já que cordeiro vai ter um sabor muito mais forte e vai se sobrepor ao vinho. Assim como não podemos comer um peixe leve como um St. Pierre ou uma pescada e pedir um Cabernet Sauvignon, que é um vinho mais encorpado e bem marcante na sua força. Neste caso, o vinho vai matar o peixe.

É por isto que temos que equilibrar pratos e vinhos primeiramente pelos seus "pesos", para que eles convivam harmoniosamente em nossas bocas e tenhamos uma refeição mais completa em sensações e sabores.


Exemplos: Cordeiro Assado com tintos encorpados como Franceses de Bordeaux, Espanhóis da Rioja, Portugueses mais maduros e tintos do novo mundo mais alcoólicos. Frutos do mar com brancos secos ou mais aromáticos, podendo ser espumantes ou frisantes. Sauvignon Blancs e Chardonnays sem muita passagem por carvalho, que os deixam mais encorpados, são boas pedidas. E podemos também citar Rosés em geral e dependendo dos temperos e intensidade dos frutos do mar, até um Pinot Noir bem leve pode ser uma boa pedida.


CHEERS!!

Nenhum comentário: