quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vinho e Saúde nos dentes.

A velha discussão e preocupação sobre o efeito do vinho no esmalte dos dentes acaba de ganhar uma comprovação científica vinda de uma pesquisadora alemã. Só que o papo é outro. Parece que o vinho branco é mais agressivo ao dente que o tinto!

Uma substância ácida presente no vinho branco corrói o esmalte dos dentes de forma muito mais agressiva do que na versão tinto, de acordo com o estudo. E não é a origem ou a quantidade de álcool que determinam o tamanho do dano, mas sim, o PH do produto e o tempo de contato do vinho com o dente.

Um teste feito em laboratório, mergulhou o dente de uma pessoa adulta em um copo de vinho branco. Um dia depois, verificou-se que ele teve perda significativa de cálcio e fósforo.

Mas, agora temos a boa notíca! Um dos hábitos mais comuns, que é harmonizar o vinho com um pedaço de queijo ajuda a diminuir esta agresão. De acordo com a pesquisadora alemã, Brita Willershausen, autora da pesquisa, a mistura dos dois ingredientes pode anular o efeito nocivo do vinho branco nos dentes, devido ao cálcio presente no queijo – exatamente a substância corroída pela bebida.

“A tradição de desfrutar diferentes queijos em combinação com o vinho, pode ter um efeito benéfico na prevenção da erosão dental, desde que estes queijos contenham uma concentração elevada de cálcio”, destacou.

Não que isto vá nos fazer beber menos vinho, principalmente os brancos. Mas é sempre bom saber, não?


CHEERS!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Complementando a materia sobre a erosão ácida do esmalte dos dentes, podemos "previnir" utilizando fluor diariamente após a última higienização e também utilizar um creme dental apropriado. O mais importante é que tenhamos um acompanhamento regular de um profissional para que se tenha um diagnóstico correto.

Mas não vamos deixar de brindar, de preferência com vinho!

Dra. Silmara Pires Mauricio
CRO 53057