segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vinho contra Vírus!

Este é mais um post que fala sobre pesquisas feitas com o Resveratrol, o antioxidante encontrado nos vinhos tintos e componente utilizado em pesquisas medicinais. Como já vimos aqui no blog em outros posts sobre Vinho e Saúde, ele pode ser capaz de prevenir doenças cardíacas e até ser usado contra o cancer. Mas agora parece também ser capaz de combater viroses, segundo pesquisas realizadas na Itália.

O elemento mostrou ter propriedades antivirais em estudos passados, e a nova pesquisa apontou que ele pode inibir a multiplicação de vírus. Novas análises terão que ser feitas para se definir o quão eficiente o reservatrol pode ser. Vírus responsáveis tanto por um fraco resfriado até a gripe suína são agentes infecciosos que conseguem se reproduzir apenas dentro das células do nosso corpo, por serem organismos "acelulares".

O novo estudo, publicado em julho pelo "Journal of Experimental & Clinical Cancer Research", mostrou que com o reservatrol no organismo, o vírus fica incapaz de utilizar os mecanismos internos de nossas células para a reprodução. O co-autor do estudo e biólogo molecular e genético, Gianfranco Risuleo, comentou que o componente mostrou efeitos na síntese do DNA viral (que produz novos vírus). O reservatrol também pode retardar a reprodução de alguns tipos de células cancerígenas, que são aceleradas quando estão em contato com um tipo de vírus específico.

Então, vamos beber vinho!! Suco de uva também vale, mas o vinho é melhor, não?


CHEERS!!

Nenhum comentário: