quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Harmononização Computadorizada

Li esta notícia hoje na Revista Adega e pensei "cá com meus botões": Até faz sentido um programa destes, mas com isto, vai por água abaixo todo o discurso de que a harmonização deve seguir sim alguns conceitos básicos, mas eu sempre sigo a regra de que depende da ocasião, da pessoa, do que será bebido antes e depois e é claro, também dos pratos que serão consumidos. Não conheço o programa, mas espero que ele não venha com regras feitas como "Peixe com vinho branco"; "Carne com Malbec' e por aí vai...!

Precisamos lembrar que a harmonização não é uma ciência exata, mas é claro que se vier para ajudar, é sempre bem vindo!

A matéria diz que após oito meses de elaboração, um novo programa de computador que utiliza tecnologia de ponta foi lançado para responder a pergunta de que vinho servir com determinada refeição.

O diretor da empresa Epicurious, que criou o programa, acredita que isso vai ser de enorme ajuda para as pessoas. As recomendações têm base em alogaritimos que juntam informações como perfis de sabores, ingredientes e técnicas de preparação.

Apesar de o programa ajudar na escolha do vinho, ele não é uma garantia de sucesso, afinal, combinar o vinho com a comida depende de cada pessoa, e de cada situação, como eu disse acima.

Um ponto que merece ser citado é que este programa pode levar os consumidores a provar produtos que provavelmente não experimentariam. E pode descobrir novas combinações, até então, impensáveis.

Vamos ver que "barulho" realmente este programa vai fazer e se alguém tiver mais informações, por favor manifestem-se!!


CHEERS!!

Nenhum comentário: