terça-feira, 13 de outubro de 2009

Geografia do Vinho: Itália - Ligúria e Lombardia

Depois de falarmos do Piemonte, tomaremos neste mesmo post, 2 direções distintas: Ao sul do piemonte falaremos da linda região da Liguria. E a leste da região piemontesa, vamos à Lombardia. Como são regiões vinícolas menores, vamos falar sobre elas num mesmo post.

LIGURIA
Uma região maravilhosa, marcada pelas íngremes encostas dos alpes que terminam no mar mediterraneo e conta com uma arquitetura de cinema, com casinhas coloridas que beiram a costa. É a região aonde muitos italianos e europeus frequentam no verão. Cidades como Portofino e Santa Margherita abrigam iates e barcos de celebridades e altos empresários. Mas a região não conta apenas com esta fama. Os vinhos lá prodzidos não são tão famosos quanto os toscanos e piemonteses, mas há exemplares maravilhosos.
As uvas mais plantadas e conhecidas por lá são a Vermentino (ou Pigato) e a Malvasia. Há outras como as brancas Albarola, Bosco e Buzzeto que são quase desconhecidas.

O vinho Cinque Terre é o branco de maior expressão e comumente servido com os típicos pratos da região: Peixes e Frutos do Mar. Um vinho fresco, leve e mineral, que combina bem com o clima quente da região.

O outro vinho conhecido por lá é o tinto Rossese, que pode ser um Rossese Di Dolceacqua, mais perto da França ou Rossese di Albenga, na região de Genova. É um vinho leve também, com muita fruta e para ser bebido jovem, pois não passa por amadurecimento. E é esta a sua principal carcterísitca, pois permite que ele expresse bem a fruta seja um vinho leve e jovem.

LOMBARDIA
Voltando ao piemonte, tomamos a direção da importante e industrializada cidade de Milão. É a região da Lombardia, aonde a principal atividade é a industrial e não o vinho. Mas é nesta região que se produzem excelentes espumantes italianos e que já foi assunto aqui no blog (aqui): Os Franciacota. Esta região é uma DOCG aonde os vinhos elaborados são feitos com o mesmos tipos de uva que o champagne, Chardonnay e Pinot Noir, que estão bem adaptadas ao clima local. Além disto, é também utilizado o método champenoise de produção. A história de produção deste vinho na região começou em 1970, com a família Berlucchi, que tinha uma fazenda ao sul do maravilhoso lago de Iseo e resolveram imitar o champanhe, já que plantavam Pinot Noir e Chardonnay.

Há também outros vinhos produzidos na região, principalmente pelo mais importante produtor de lá, a Ca´del Bosco. Estes vinhos, que podem ser brancos e tintos são denominados como Terre di Franciacorta.

No próximo post iremos mais ao Leste ainda, para a região Nordeste, falando de Trentino-Alto Adige e Friuli-Veneza.


CHEERS!!

Nenhum comentário: