quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Geografia do Vinho: Itália - Vêneto

Terminando o norte da Itália, temos a região do Vêneto, que fica na parte Noroeste do país e compreende cidades importantes e conhecidas como Verona e Veneza e chega a fazer fronteira com a Áustria. uma curiosidade a ser destacada é que foi desta região que vieram muitos imigrantes italianos que hoje produzem vinhos no Rio Grande do Sul.

É desta região que vem famosos vinhos como o Soave (Branco), Bardolino e principalmente o Valpolicella (Amarone e Recioto)e o Prosecco.

O Valpolicella é um tinto seco e leve elaborado com uvas não tão conhecidas por nós, como Corvina Veronese, Rondinella e Molinara. É um dos vinhos italianos mais exportados. Dentro dos Valpolicellas, há algumas 2 divisões:

- Amarone: É sem dúvida, o maior nome da região e que goza de maior prestígio. É um vinho bem encorpado e aromático, com um mínimo de 14% de alcool, chegando a casos de 16%. O processo de produção deste vinho é diferente dos tradicionais. Os melhores cachos são colhidos e as uvas são colocadas para secar em esteiras durante cerca de três meses. As uvas se desidratam e concentram e algumas sofrem a ação do fungo Botrytis cinerea, como as uvas dos franceses Sauternes. Depois disto, acontecem as fermentações e eles são armazenados nas adegas por 2 anos antes de serem vendidos.

- Recioto: É um vinho cujo processo de produção é praticamente igual ao do Amarone, mas em determinado momento, a fermentação é interrompida e o nível de açúcar no mosto acaba ficando bem concentrado. Logo, percebemos que é um vinho doce, mas bem encorpado como o Amarone.

O Bardolino também é um vinho leve, produzido com as mesma uvas do Valpolicella, mais a uva Negrara, mas que deve ser bebido bem jovem e refrescado.

O Prosecco é um vinho espumante, muito apreciado e difundido no Brasil, mas que perde para o Asti em termos de consumo no país da bota. O curioso aqui é que Prosecco é uma uva, uma denomiação e uma região!

E por último temo o branco Soave, feito com as uvas Trebbiano di Soave e Garganega. É um vinho seco e aromático e tem 3 classificações: Soave Classico, Soave Classico Superiore e o Soave Recioto.

Sobre a região, ela é a maior exportadora de vinhos da Itália e tem hoje a Vinitaly, uma das principais feiras de vinho da Europa. E muito do potencial vinícola desta região tem a ver com a importancia da cidade de Veneza na antiguidade, pois era uma cidade muito importante por sua localização, ao lado do Mar Adriático e também da Austria.

Próxima parada: A maravilhosa e glamurosa Toscana!


CHEERS!!

Nenhum comentário: