quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os Melhores Sul-Americanos. Mas sem os Uruguaios...

No jornal Valor Economico de ontem há uma interessante matéria sobre o fechamento do Guia Descorchados Amércia do Sul 2010. Vale aqui uma primeira explicação: Este guia é uma evolução do tradicional guia chileno que existe há 12 anos, e reúne os melhores vinhos chilenos, argentinos e brasileiros. E minha primeira crítica vem exatamente neste ponto: Onde estão os vinhos uruguaios, com Tannats excelentes? Eles citam na matéria que estão pensando em incluir nas próximas edições, mas já estão atrasados, não?

Mas vamos em frente. O guia é elaborado por Patrício Tapia e Héctor Riquelme, críticos chilenos reconhecidos em seus países, Fabrício Portelli, também crítico reconhecido no país hermano e Jorge Lucki, que ficou responsável pela triagem dos nossos vinhos nacionais que entraram nas fases finais de avaliação.

O destaque positivo vai para 4 vinhos nacionais que entraram na lista dos 50 melhores: O Sauvignon Blanc 2009 da Vila Francioni, que prova mais uma vez a vocação da região catarinense de São Joaquim para produzir bons vinhos brancos; o Storia Merlot 2005, da Casa Valduga, que mostra que esta uva é realmente a principal uva tinta do nosso país; o Salton Talento 2005, um Cabernet Sauvignon já conhecido do público e uma grande sucesso desta vinícola e por último o RAR 2005, também um ótimo Cabernet Sauvignon, só que feito pelo Miolo Wine Group em parceria com o empresário Raul Anselmo Random.

Mas o destaque negativo vai para a expectativa frustrada de emplacar nossos espumantes, premiados e reconhecidos internacionalmente e nosso principal produto hoje. Não foi selecionado nenhum espumante nosso, o que não quer dizer que são ruins ou que caíram de qualidade. Quer dizer que mesmo já tendo bons produtos, tendo um crescimento de vendas de 20% de janeiro a julho deste ano, os produtores precisam abrir os olhos para não deixarem a quantidade ganhar da qualidade. Isto é, procurando um aumento no volume de vendas, nossos produtores podem ter errado a mão e diminuído a qualidade dos nossos espumantes. Então, olhos abertos gente!

Por último, seguem os 5 primeiros colocados do Guia. Caso queiram ver a lista completa dos 50 melhores, a matéria está no Valor Econômico de hoje, na página D8.

1. DV Catena Vineyard Designated Nicasia Vineyard – Malbec - 2003 (Catena Zapata)
2. La Reserva de Caliboro - Cab. Sauv. / Cab. Fr. / Merlot - 2006 (Viña Erasmo)
3. Reserva Especial Maycas Del Limarí - Syrah 2007 (Maycas Del Limarí)
4. Ribera Del Lago - Cab. Sauv / Merlot - 2007 (Ribera Del Lago)Nicolas Catena Zapata - Malbec - 2006 (Catena Zapata)
5. Nicolas Catena Zapata - Malbec - 2006 (Catena Zapata)


CHEERS!!

Nenhum comentário: