quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Geografia do Vinho - Itália (Pimonte)

O Piemonte, localizado no Noroeste da Itália, produz vinhos que podem ser considerados os melhores tintos do país. Lá, há 38 zonas DOCG e alguns dos mais conhecidos e famosos vinhos estão lá.

Um deles, o Barolo é um potente feito com a uva Nebbiolo. Os Barolos Riserva tem quatro anos de envelhecimento. Os Riserva Speciale, contam com cinco anos de envelhecimento. Ele é conhecido como o vinho dos reis e o rei dos vinhos.O Barbaresco também é feito de Nebbiolo, mas é um vinho mais fácil de se beber, mais leve e mais jovem, mas ainda com bom corpo. É outro tipo de vinho que tem muita fama pela sua qualidade. Ficam pelo menos 2 anos envelhecendo.

O Gattinara é menos conhecido que seus primos, mas também tem muita qualidade. Também feito com Nebbiolo e leva este nome pela região que é feito. Na escala de “força” dos vinhos piemonteses, fica em terceiro lugar, atrás dos outros acima.
Porém, não é a Nebbiolo a principal uva plantada na região. A Barbera é a maior plantação do Piemonte e os vinhos Barbera D´Alba e Barbera D´Asti são os principais vinhos feitos com esta uva. Estes vinhos tem como caracterísitca a leveza e a acidez. São vinhos extremamente agradáveis!

Ainda há outro vinho tinto importante e reconhecido da região, que é o Dolcetto D´Alba DOC, também bem leve e fresco.

A região é produtora de dois grandes sucessos: O Asti Spumante e o Moscato d'Asti. São vinhos frisantes e espumantes feitos, geralmente, com uvas Moscato. São equilibradamente doces e agradáveis.

Os brancos mais famosos são o Gavi e o Arneis. O Gavi pe feito da uva cortese, naiva do piemonte. São vinhos secos e minerais. O Arneis é feito com a uva de mesmo nome e já foi mais reconhecido e produzido. Hoje, sua produção é bem menor. O vinho é seco e mais encorpado que o Gavi. Para completar a lista, há de se lembrar também do Grignolino, um vinho rosé seco suave e saboroso.

O mais renomado produtor do Piemonte é o “monstro” Gaja. Ângelo Gaja é talvez o principal nome da vinicultura italiana.É o rei dos Barolos e Barbarescos e foi também o primeiro a fazer um vinho 100% Cabernet Sauvignon do Piemonte, em 1978. Seus vinhos é claro, são extremamente caros! Mas deliciosos!


CHEERS!!

Nenhum comentário: