segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os Premiados do Gambero Rosso

Já que estamos falando de Itália nos posts sobre a Geografia do Vinho, nada mais justo que citar que acaba de sair a aguardada premiação dos vinhos italianos pelo Guia Gambero Rosso. Com classificações de 1, 2 ou 3 bicchieri (taças em italiano), neste ano foram premiados 391 vinhos.

A região que mais emplacou a premiação máxima, “3 bicchieri” foi o Piemonte, com 84 vinhos. Logo depois vem a Toscana, próximo tema do nosso post sobre a Geografia do Vinho, com 60 vinhos. Depois seguem o Veneto com 34, Friuli com 31 e Alto Adige com 24. Compeltam a lista das 10 principais regiões melhores pontuadas, a Sicilia e a Lombardia com 18, a Campania com 16, o Marche com 15 e a Emilia-Romagna com 14.

Os prêmios de destaque saíram para:
Vinícola do Ano - Bruno Giacosa
Vinícola Revelação – Gallegati
Enólogo do Ano - Roberto Ferrarini
Melhor Espumante - Trento Altemasi Graal Riserva 2002, Cavit
Melhor Vinho Branco - Fiano di Avellino 2008, Colli di Lapio
Melhor Vinho Tinto - Gattinara Osso San Grato 2005, Antoniolo
Melhor Vinho Doce - Colli Piacentini Vin Santo Albarola Val di Nure 1999 Conte Barattieri.

Acho que o número de “3 Bicchieri” mostra a importância de cada região italiana, enologicamente falando. Piemonte, Toscana e Veneto são, sem dúvida nenhuma, as principais regiões da velha bota. Mas há regiões emergentes e importantes que ainda não tem muito destaque, mas que que estão crescendo, como Abruzzo e Umbria, que emplacaram 13 e 9 vinhos na classificação máxima.

Mas detalhes, inclusive com um víedeo e todos os vinhos premiados, acessem http://www.gamberorosso.it/article?product=1768&id=233722


CHEERS!!

2 comentários:

monica roif disse...

Ola, alguem pde me indicar um local onde eu possa comprar o vinho Fiano di Avellino 2008, Colli di Lapio. Ja tentei varias importadoras.. google.. mas essa safra ninguem tem... monica

André "Déco" Rossi disse...

Monica, dei uma consultada em algumas importadoras e falei com algumas pessoas, mas não consegui encontrar. Um caminho que vc pode tentar é a Adriana Grasso, que é expert em vinhos italianos e já teve uma importadora aqui em SP só de vinhos italianos, chamada Acqua Santa. Ela tem um blog e de repente vc consegue algo. O blog é http://vinhositalianos.blogspot.com/.
Se conseguir e puder voltar aqui pra contar aonde encontramos, agradeço! Cheers!!