quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

HARMONIZAÇÃO - PRINCÍPIOS

Esta coluna é resultado da enquete que fiz no final do ano. então, vamos lá! É um assunto que muita gente tem começado a prestar atenção ao pedir vinhos e pratos, então, nada melhor que termos um espaço para discutir que vinho combina com que prato. Mais uma vez, não sou o dono da verdade, então aproveitem para dar sugestões de outras combinações!


"Começando do começo", podemos dizer que a harmonização entre comida e vinhos é extremamente importante para vc aproveitar o máximo do seu vinho e do seu prato, pois se ela for mal feita, vc corre o risco de "matar" a sua refeição. Para começar, devemos seguir algumas regras simples: Pratos leves pedem vinhos mais delicados e suaves. Pratos gordurosos, pedem vinhos mais encorpados e que te dão sensações de adstringencia. E pratos mais doces pedem vinhos também doces, como Sauternes, Porto, Madeira e outros. Agora, um erro comum muito visto por aí: Vinho branco só combina com peixe e vinho tinto só combina com carne. Isto não é verdade! Existem vários fatores que interferem em um prato e que fazem esta "regra" ir por água abaixo. Temperos, acompanhamentos, molhos... Isto tudo altera o sabor e a intensidade do prato e com isto, altera também a escolha do vinho.

Por enquanto é isto! Esta primeira parte foi só uma pequena introdução para o que virá pela frente... então, comam e bebam, mas lembrem-se da harmonização. Sempre!



CHEERS!!

2 comentários:

JP disse...

Deco,
gostei da escolha do item "harmonização" para seu blog. Com certeza vamos tirar muito proveito dele. Parabéns!

Herbert disse...

André,

O assunto é realmente interessante, principalmente àqueles que tem como hobby a cozinha. Tento vez por outra preparar algum prato, mas confesso que a harmonização deve acontecer no preparo também, o cozinheiro agradece! rs
Saúde meu caro!
Abs,

Herbert