quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

VINHOS E VÔOS - POR FELIPE KAUFMANN

Caros leitores do EnoDéco. Vamos a mais algumas Cias. Aéreas avaliadas pelas comidas e pelos vinhos:


TAM:
Comida não comestível, plastificada mesmo. Ou melhor: com gosto de papel (veja abaixo a foto do que eles dizem que é uma quiche e que servem na classe economica no vôo de SP para Santiago do Chile! A comida vem dentro de uma caixinha de papelão!).


Por favor reparem na MEIA fatia de salame! Não, não fui eu que cortei a outra metade. A bandeijinha vem exatamente como na foto! Um absurdo!


A TAM esta passando pelo processo de qualificação para ser a 22a. empresa da maior e melhor aliança de companhias aéreas do mundo, a Star Alliance. Ela terá que passar por muitas modificações em sua estrutura e melhorar muito todos os processos, principalmente o de atendimento e serviço ao cliente.


Entre outras coisas, devem liberar a Sala Vip da classe executiva para quem viaja de economica e possui o cartão “Gold” o que poderá ser equivalente ao Vermelho na TAM, e que melhora para nós, que gostamos de beber bem, não é mesmo?

Um dos reflexos da participação na Star Alliance, é que ja entregam um cardapio com uma razoável descrição dos vinhos que oferecem, porém este cardápio, estranhamente, não informa as safras dos vinhos... coisas da TAM! Também terão que oferecer Champagne em seus voos internacionais que tem classe executiva . Mais uma vez, melhor para nós, nao?!


Os novos aviões Boeing 777 e Airbus A330 que a TAM encomendou, estão chegando com cadeiras que NÂO reclinam 180 graus como nos Airbus A 330 antigos da companhia. São poltronas “Lie Flat” e ficam inclinadas, o que aumenta a capacidade de lugares na classe execuTiva, porem diminui muito o conforto, pois você dorme inclinado, além de ficar escorregando para baixo. Algumas outras companhias que tem essas cadeiras são:


Swiss (em processo de mudança para as que inclinam 180graus), Lufthansa, Air France e American Airlines (New Bussines Class).









Já na primeira classe (somente disponível por enquanto no novo A 330) os 5 lugares são tipo “Suites” (as cadeiras viram cama). São muito boas e tenho que admitir.


Em seus voos dentro da America Latina, não existem vinhos na classe economica (não sei porque, já que sua concorrente direta, a LAN, oferece). Seu cardápio nessas rotas é:

Champagne:
Nao oferecem em voos dentro da America Latina

Vinho Branco:
Numbus Sauvignon Blanc, Viña Casablanca, Vale de Casablanca - Chile.

Vinho Tinto:
Jacques & Francois Lurton El Albar Barricas, Toro - Espanha.
Jacob’s Creek Shiraz Reserve, South Australia.

Agora, façam a comparação, com a LAN:

LAN
Classe executiva, voos internacionais:

Champagne:
Henriot Reims Champagne Brut Soverain N/V

Vinhos Brancos:
Viña Litoral Ventolera Sauvignon Blanc 2006, Chile.
Viña Montes Chardonnay Montes Alpha 2006, Vale de Casablanca - Chile.

Vinhos Tintos
Viña Montgrass Cabernet Sauvignon Antu Ninquen 2004, Vale de Colchagua - Chile.
Bodegas O Fournier B. Crux 2003, Vale do Uco - Mendoza - Argentina.
Vina Santa Helena D.O.N. 2003, Vale de Colchagua - Chile.

Tim Tim e até a próxima!
Felipe

Nenhum comentário: