quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O VALE ENCANTADO

É verão. Nenhuma época é mais propícia para tomarmos vinhos leves e refrescantes, sejam eles brancos, rosés, espumantes e até mesmo tintos. Por isto resolvi escrever um pouco sobre um vale chileno que tem feito grandes vinhos e que vem ganhando notoriedade e fama, chegando perto do brilho alcançado pelo Valle do Maipo e pelo Vale do Colchagua, os dois mais famosos daquele comprido e estreito país.

Estou falando do Valle de San Antonio, que fica a oeste de Santiago. Por ser próximo ao oceano, seu clima é bem propício para o plantio de uvas como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Ele divide a fama de ser o grande vale destas uvas com o Valle de Casablanca, que fica um pouco mais ao norte. A influência marítima que o vale recebe faz com que a temperatura média seja moderada. Isso cria excelentes condições para as variedades citadas acima dando muita frescura em seus vinhos. Muitas vezes, a brisa fria do Pacífico age sobre os vinhedos, tornando o clima do vale bastante frio e muitas vezes encobrindo-o com um manto de neblina.

O vale começou a ser explorado de verdade em 1998 pela família Fernandez, fundadores da Viña Leyda. Logo depois, a vinícola Garces Silva construiu um aqueduto de cerca de 8 quilômetros de comprimento para trazer águas do rio Maipo. E assim o vale foi sendo explorado e foi crescendo.

Das vinícolas que estão lá, gostaria de destacar algumas que realmente estão tirando muito proveito do local e fazendo excelentes vinhos:

A Leyda, que citei acima, tem feito um excelente Chardonnay (Lote 5) e um estupendo Pinot Noir (Lote 21).

A Garces Silva, também citada acima tem o melhor Pinot Noir do Chile na minha opinião, o Amayna Pinot Noir. Também tem dado destaque para o seu Sauvignon Blanc Barrel.

E por último, a Casa Marin que tem tido destaques internacionais com o Lo Abarca Pinot Noir e o Laurel Sauvignon Blanc.

Definitivamente o Valle de San Antonio hoje já é uma grande referência em vinhos no Chile e também no mundo! E pelo andar da carruagem, a tendência é que isto continue ainda mais com o passar do tempo. Bom pra nós!

CHEERS!!


Nenhum comentário: