domingo, 25 de janeiro de 2009

HARMONIZAÇÃO - FATORES IMPORTANTES: INTENSIDADE

No post passado falei sobre a importância do equilíbrio entre o peso do prato e do vinho. Agora, vou comentar um pouco sobre a intensidade de sabores e aromas do vinho e dos pratos, para que nenhum se sobreponha ao outro.

Podemos ter um prato leve, mas fortemente condimentado. E podemos ter um prato mais pesado, porém sem muitos temperos e por isto menos intenso. Esta é a diferença que temos que ter na cabeça quando falamos em PESO e INTENSIDADE.

Como exemplos, podemos citar um prato leve e intenso, como um camarão à provençal que combinaria perfeitamente com um vinho bem aromático e intenso, como um Chardonnay ou Sauvignon Blanc levemente amadurecido em barricas. Neste caso, imaginem pegar este mesmo prato e harmonizar com um Cabernet Sauvignon ou um Malbec? Ou pegar um prato como um Fettuccine à Bolonhesa, com parmesão, bebendo um borgonha (Pinot Noir) bem leve. Concordam que no primeiro exemplo o vinho mata o prato e no segundo o prato mata o vinho? Então, estes são exemplos em que a intensidade é um fator importante para a harmonização!

CHEERS!!

Nenhum comentário: