domingo, 16 de novembro de 2008

Dicionário das Uvas - Carmenère

Mais uma uva tinta originária de Bordeaux, mas que hoje foi praticamente naturalizada chilena. Lá pelo ano de1860, as videiras européias desta variedade foram dizimadas pela filoxera, um inseto que afecta as folhas e as raízes sugando a seiva das plantas. Mais tarde foram substituídas por outras castas menos sensíveis, como a Merlot.

Julgada extinta, foi redescoberta em
1994 no Chile por um ampelógrafo francês, chamado Jean-Michel Boursiquot, que notou que algumas cepas que achavam que era Merlot demoravam a maturar. Os resultados de estudos realizados concluíram que se tratava da extinta Carménère, cultivada inadvertidamente, misturada com pés de Merlot.

A Carmenère se adaptou muito bem ao agradável clima chileno e a seus solos férteis a ponto de ser considerada uma das uvas mais importante do Chile.

Produz ótimos vinhos varietais, com muita estrutura e sabor marcante. Permite ótimo envelhecimento para os vinhos bem elaborados.

Como foi dito acima, hoje pode-se dizer que a Carmenère é uma uva chilena, e lá encontra sua maior expressão, mas aparece também na California e na Argentina.
Seus vinhos são bem saborosos e encorpados, geralmente um pouco mais tânicos que a Cabernet Sauvignon.

Nenhum comentário: