quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As 10 melhores vinícolas para se visitar.

Hoje li no site da Revista Adega (http://www.revistaadega.uol.com.br/) uma matéria interessante que eles tiraram da revista americana Forbes. Eles listam as 10 melhores vinícolas para se visitar ao redor do mundo, em diferentes países. Uma lista legal par os enófilos de plantão que gostam de viajar pelo mundo e visitar vinícolas e degustar seus rótulos.

Desde as mais próximas como a Viña Montes no Chile, que eu particularmente achei um espetáculo quando fui, até em países vinícolas mais longes, como Nova Zelândia e Austrália. Vale a pena guardar as dicas para uma próxima viagem!

Eis os nossos "paraísos", em ordem de preferência da publicação:

1. Castello Banfi, Toscana, Itália (Foto acima)

2. Montes, Vale do Colchagua, no Chile

3. Ken Forrester, Stellenbosch, África do Sul

4. Fournier, Mendoza, Argentina

5. Leeuwin Estate, Margaret River, Austrália

6. Felton Road, Central Otago, Nova Zelândia

7. Bodegas Ysios, Rioja, Espanha

8. Quinta do Portal, Douro Valley, Portugal

9. Chateau Lynch-Bages, Bordeaux, França

10. Peter Jakob Kuhn Oestrich, Rhein/Mosel, Alemanha.

Se alguém já visitou alguma destas e quiser fazer um breve relato do que achou, por favor façam, pois poderemos dividir as opiniões com os leitores!!


CHEERS!!

5 comentários:

Rafaela disse...

Sinceramente, não tive o privilegio de visitar nenhuma destas vinícolas porém no brasil também tem coisa boa, um exemplo é uma vinícola localizada próximo de Caçador SC, a Villaggio Grando, um lugar fantástico, e que produz vinhos de altíssima qualidade tive o prazer de degustar o tão falado Innominabile da Villaggio Grando, muito bom.

André "Déco" Rossi disse...

Obrigado pela dica Rafaela. Eu já fui a Bento Gonçalves por duas vezes e fiquei surpreso com o nível e a beleza de tudo e concordo com vc que aqui também tem muita coisa boa! Obrigado pela dica!

Unknown disse...

André,

Se uma pequena parte dos mais de 55% dos impostos do vinho brasileiros, fossem reinvestidos no enoturismo teríamos uma estrutura bem melhor, hoje mesmo em Bento Gonçalves a infra-estrutura para o turismo ainda é inferior ao potencial da região.

Um brinde,

Denys Roman
CAVE ANTIGA
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga

Unknown disse...

Felton Road é uma porcaria! eu fui la no comeco deste ano. Eles sao arrogantes, nao ha nada o que se ver senao a lojinha bem tosca deles com todos os premios estampados em xerox em braco e preto em uma parede de cotica... Vc pede para comprar o Block 5 ou o 7 e eles riem na sua cara, falando que este vinho nao se compra "simply reaching th vineyard" e que precisa reservar antes com o minimo de 6 meses de antecedencia...quanta ladainha, em Hong Kong poderia se comprar o vinho em qq quantidade e quando se bem entendesse, nao comprei so por birra.

Daniel disse...

Bom saber Felipe, bom mesmo.
Por isso é imprescindível analisarmos com o máximo de 'malícia' - numa matéria que se propõe a divulgar uma lista como essa - os critérios de seleção dessas vinícolas... sobre que ponto de vista uma revista especializada em economia e finanças como a Forbes, pode avaliar e escrever sobre vinhos...
É... como já dizia o nono: "State attenti!"... ¬¬