segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cobrar rolha ou não? Eis a questão...

Amigos,
Quem gosta de jantar fora e de beber um bom vinho, muitas vezes, antes de definir que restaurante vai, pensa neste assunto. E muitos, como eu, acabam escolhendo o restaurante pautado neste polêmico assunto.

Existem basicamente 4 diferentes tipos de políticas:
- Os que proíbem seus clientes de levarem os próprios vinhos;
- Os que permitem que os clientes levem seu próprio vinho, cobrando uma “taxa de rolha;
- Os que permitem que os clientes levem seu próprio vinho desde que também consumam vinhos de sua carta;
- Os que permitem que seus clientes levem seu próprio vinho sem cobrar nada por isto;

Como consumidor, procuro sempre levar meus vinhos aos restaurantes, afinal, os preços que cobram pelas garrafas, na maioria das vezes são abusivos. Em alguns restaurantes, pela quantidade de vezes que vou ou pelo meu relacionamento no local, acabam abrindo excessões e não me cobrando. São excessões, mas são os restaurantes que eu mais frequento, pois este agrado me faz toda a diferença.

Se por acaso o restaurante cobra uma taxa, dependendo do valor eu até vou. Acho que até R$ 40,00 dá pra encarar. Mais que isto, acho que acaba não valendo a pena.

Mas se eu ligar antes e souber que o restaurane não permite que eu leve, nem pagando rolha, podem ter certeza que este restaurante não vai me ter como cliente. Acho que deste jeito tiram a liberdade do consumidor e se a política dele é esta e eu não concordo, não vou frequentar o restaurante, mesmo que ele seja o melhor do mundo!

Sei que o assunto é polêmico e cada um tem uma opinião, mas como o Blog é democrático, deixo aqui, como sempre, o espaço aberto àsm opiniões de todos...

De qualquer forma, acho que se queremos levar um vinho a um restaurante, precisamos seguir algumas "regras de etiqueta":

- Devemos sempre ligar antes para o restaurante informando que levaremos o próprio vinho. - Deve-se também negociar as condições e ter certeza de que seu vinho não consta na carta do restaurante, pois se eles tiverem o vinho, fica chato.
- Só se leva ao restaurante um vinho de qualidade compatível com os de sua carta.
- É educado deixar uma gorjeta ao sommelier que lhe atendeu, pelo serviço prestado. E com certeza ganhará a simpatia dele para as próximas vezes que voltar.

E agora, o melhor do texto: Me passaram um link da Veja SP que podemos consultar alguns restaurantes de São Paulo que não cobram rolha!! Eis aqui: http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/guia-de-vinhos/rolha-nao-cobram.shtml


CHEERS!!

Um comentário:

Bruno Xavier disse...

aproveitando a deixa ....o restaurante Kaá situado na av. juscelino 279...tem ótimos preços em seus vinhos ....muitas veses aquivalentes ao que encontramos em venda nos sites das importadoras....
www.kaarestaurante.com.br