quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Internet a Serviço do Vinho

Um dos principais eventos enológicos do ano aconteceu na cidade de Logroño, Espanha, nos últimos dias 12 e 13 de Novembro. O Wine Future Rioja é um congresso internacional realizado pela Academia Espanhola de Vinho, que reuniu mais de 1.000 profissionais ligados ao vinho e representantes de 40 países. O evento teve como principal objetivo discutir as tendências do mercado mundial, países emergentes, como o Brasil e outros assuntos estratégicos.

Entre as coisas que foram discutidas, uma em especial me chamou a atenção. Não que seja a "descoberta da roda", mas é algo que realmente o mundo vinícola deve olhar com mais atenção: Segundo as discussões e conclusões, o uso da internet, especialmente as redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook e outros) e blogs deve ser muito importante para o amadurecimento e crescimento deste mercado pelo mundo. São formas de alcançar o consumidor e formador de opinião que devem ser melhores exploradas.

Isto hoje não é uma prática muito comum, pois o vinho, como uma bebida tradicional, ainda enfrenta algumas resistências de se "modernizar". Não digo que é para modernizarmos o vinho, mas modernizarmos e atualizarmos as abordagens e modos de falar com o consumidor, pois ele está cada vez mais exigente e cada vez mais ávido por novidades e informações. Hoje, os estudiosos, conhecedores, profissionais e até os leigos, procuram informações em livros e revistas e principalmente na internet. E ouso dizer que destes públicos, o que merece mais atenção é o dos leigos, pois estes muitas vezes procuram até mais informações que os conhecedores, pois querem e precisam ter certeza do que estão bebendo. Daí as conclusões de que estes canais são importantes.

Entre outras coisas que aconteceram no evento, houve também uma degustação de vinhos e espumantes nacionais pela crítica Jancis Robinson e pelo "web-celebrity" Garry Vaynerchuck, do Wine Library TV. Segundo JR, os nossos vinhos tem melhorado a qualidade, pois a fruta está aparecendo mais e as características dos vinhos estão mais consistentes. Ela tem acompanhado a evolução dos nossos vinhos desde 2003, quando provou os primeiros vinhos nacionais. Nesta degustação estavam representadas as seguintes vinícolas brasileiras: Boscato, Cordelier, Casa Valduga, Dal Pizzol, Miolo, Panizzon e Salton.

Enfim, mais do que falar do evento, quis falar um pouco desta relação vinho-internet. Acho que muito ainda deve ser explorado e discutido. E isto só nos trará benefícios!


CHEERS!!

Nenhum comentário: