quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Geografia do Vinho - Toscana Parte I

Já faz um tempo que escrevi o último post sobre a Geografia do Vinho, ainda na Itália. Na verdade, precisava de um tempo para escrever sobre esta, que é uma região espetacular: A Toscana. A Toscana que serve de cenário para tantos filmes e que serve de inspiração para escritores e muita gente! E não é pra menos. É uma região abençoada por Deus com suas colinas, seus imensos campos e vinhedos e também pelas históricas cidades como Firenze, Siena, Assisi, San Giminiano, Lucca e muitas outras.

Enologicamente falando, não vou conseguir falar tudo num post só. Então vou dividir em 4 partes: A primeira falando das características gerais da região; a segunda dedicarei apenas aos Chiantis; a terceira apenas aos Brunellos e a quarta e última, juntarei todos os outros vinhos desta região, mas não menos deliciosos e importantes!

A Toscana é uma região maravilhosa. Além da parte histórica dela, que é riquíssima, afinal, entre outras coisas, foi o berço do Renascimento, a importância vinícola dela é muito grande não só para a Itália como para o mundo todo. Lá estão 3 dos mais importantes vinhos da Itália e do mundo: Brunello di Montalcino, Chianti e Vino Nobile di Montepulciano. Há outros excelentes vinhos como o Vin Santo, o Vernaccio di San Giminiano, Rosso di Montalcino e é claro, os famosos Supertoscanos.

Geograficamente ela é formada em sua grande maioria por colinas e é perfeita para o cultivo de uvas, pois a maioria dos vinhedos fica nas encostas, expostas ao sol de uma maneira com que as uvas amadureçam da melhor forma possível.

A região está localizada no meio de outras regiões vinícolas: Fica entre A Emilia-Romagna, Marche, Lazio e a Úmbria. E ainda um pedacinho ao sul da Ligúria.

Várias são as uvas plantadas na região, mas a principal delas é a italianíssima Sangiovese. É uma uva fascinante e ao mesmo tempo difícil de se cultivar, tanto é que inúmeros testes são feitos no mundo todo, mas ela realmente só alcança a sua plenitude na Itália. E é uma uva que possui diversos clones espalhados pela região. Os principais são a Brunello (Sim, o mesmo nome do vinho), a Sangioveto ( Chianti) e a Prugnolo (Nobile di Montepulciano).

Bom, deu pra ver que assunto não falta na Toscana, certo? Então a próxima sairá da teoria e vai para a prática falando do lendário e delicioso Chianti.


CHEERS!!

Nenhum comentário: