domingo, 27 de setembro de 2009

Vinho da Semana - Miolo Lote 43 2004

**Miolo Lote 43 2004**
Produtor: Vinícola Miolo
Origem: Vale dos Vinhedos, RS (Brasil)
Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot
Safra: 2004
Preço Aproximado: R$ 80,00 (Hoje, a safra disponível no site da Miolo é a 2005)


Este é o vinho ícone da Miolo e um dos grande vinhos nacionais. Como dise no post abaixo que falo do Vale dos Vinhedos, gostaria de prestar esta homenagem a esta vinícola que sempre foi uma das principais em inovação, tecnologia e pesquisas. O Miolo Lote 43 é uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família e o vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Elaborado somente em safras excepcionais, é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot. O vinho é intenso, interessante, com um nariz muito gostoso e na boca ele não decepciona. O eu maior problema é o mesmo de outros vinhos nacionais nesta faixa de preço: A concorrência de Chilenos, Argentinos e até Uruguaios que tem mostrado muita qualidade nesta faixa de preço. Mas certamente é um vinho para nos dar orgulho!


CHEERS!!

3 comentários:

Anônimo disse...

André,

É um vinho pra encher o bolso do Sr. Miolo. Vamos parar com isso gente, vinho não é futebol. Os preços dos nacionais são escandalosos. Não vou citar uma lista dos vinhos que poderíamos adquirir com esse dinheiro porque tenho certeza que você mesmo poderia elaborá-la. Vou sentir orgulho quando pudermos tomar vinhos decentes na faixa dos 10 a 20 reais, como acontece em todos os países produtores. É o orgulho de ser respeitado!!!

abraços,

Daniel.

Anônimo disse...

Nesta faixa de preços, pode-se comprar vinhos chilenos e argentinos muito superiores. É uma vergonha o que as vinicolas brasileiras cobram de nós pobres consumidores.

Fica aqui meu protesto por estes preços abusivos.

Um abraço
Luiz

André "Déco" Rossi disse...

Daniel, obrigado pelo post! E como eu acho que um blog precisa respeitar todas as opiniões, principalmente em se tratando de vinhos, estou publicando o seu comentário e sou obrigado a concordar, mas em parte. Concordo que se um dia conseguirmos beber vinhos de 10 e 20 reais com bons níveis de qualidade, poderemos ter muito orgulho! E acho sim que estes vinhos estão caros, como mencionei no texto. Mas acho que podemos sim ter orgulho dos vinhos que produzimos, mesmo que estejam com preços acima da média. Se tivermos capacidade técnica de fazer bons vinhos e bebermos mais, com certeza nossos vinhos vão baratear eficar mais acessíveis... Obrigado pela opinião e sempre que quiser, passe por aqui! Abraços!