quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Descolando do Champagne...

Os vinhos italianos Franciacorta (DOCG), elaborados no Norte da Itália, são feitos com o mesmo tipo de uva que o champagne. Além disto, é também utilizado o mesmo método de fermentação secundária, o que inevitavelmente leva a comparações co o tradicional e glamuroso líquido francês.

Mas ao invés de tentar assumir o posto de bebida oficial de comemoração, posto que é amplamente ocupado pelo champagne, os produtores de Franciacorta querem distinguir seu produto e criar um elo entre vinho de alta qualidade e refeição. "Nós consideramos o vinho como uma alternativa, não como um rival do champagne", explicou Maurizio Zanella, representante de 98% dos produtores de espumantes. "A diferença de saída entre o champagne e o nosso vinho faz a competição ser impossível", completou Zanella.

A produção do distrito de Franciacorta gira em torno de 10 milhões de garrafas de vinho, numa área de aproximadamente 2,3 mil hectares, podendo aumentar a um máximo de 25-30 milhões de garrafas, limite imposto devido à falta de terras disponíveis para o plantio. Para a produção de Champagne, são reservados 33 mil hectares, o que gera uma produção anual de 340 milhões de garrafas.

Bom, acho que o Sr. Zanella teve uma sábia decisão, afinal, é só olhar os números para evr que é impossível competir com o champagne. Mas vamos fazer um exercício e considerar que a área de platio fosse semelhante, bem como o número de garrafas. Aí entramos num ponto que é impossível competir: A força, o glamour e a história que tem esta bebida milenar. Quem no mundo ousaria a comparar qualquer bebida do mundo ao verdadeiro champagne francês, aquele que tem inúmeras estórias para se contar?

Falando sobre o Franciacorta, já bebi e gostei bastante! Quando fui à Itália, fiz uma rápida visita à Ca´del Bosco, uma das principais vinícolas da região. Linda, moderna e com produtos de altíssima qualidade!


CHEERS!!

Um comentário:

Malela disse...

Concordo com vc Deco!
É uma bebida muito especial... mas se entrar na concorrência com o Champagne vai perder.
Ela tem suas características e deve ser única.
Unicamente Franciacorta.
bjs