segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aha, Uhu, a Merlot é Nossa!

Recentemente li um artigo do competente e conhecida figura no mundo do vinho, Didú Russo sobre o Terroir brasileiro e o sucesso da Merlot por aqui.

Além de alguns rótulos que ele cita feitos com esta variedade, como o ótimo Merlot Terroir da Miolo, vinho que é feito com a consultoria de Michel Rolland ou do Casa Valduga Storia, ele diz que já não deveríamos ter tanto preconceito com nossos vinhos, principalmente os espumantes e vinhos fitos à base de Merlot. E eu concordo em gênero, número e grau com ele.

Por exemplo, o Miolo Reserva Merlot 2008, acaba de receber uma medalha de prata no Mondial du Merlot 2009, realizado agora em novembro em Lugano, na Suíça. Este, que é o principal evento mundial de avaliação desta variedade reúne especialistas internacionais que provaram 300 amostras de 23 países.

Não estou aqui pregando que só temos que beber vinhos que ganharam prêmios ou boas pontuações, mas elas servem sim para nos abrirem cada vez mais os olhos para os nossos vinhos. E se há uma uva que merece destaque e uma maior atenção de nós, consumidores, esta uva sem dúvida nenhuma é a Merlot.

Ela começou a ser plantada há 60 anos e foi, por exemplo, o primeiro vinho da Miolo, em 1990. Foi também um vinho emblemático para a pequena vinícola Pizzatto na safra de 1999. Atualmente, além dos que citei acima (Merlot Terroir da Miolo e Casa Valduga Storia), temos também o Desejo da Salton, o Lídio Carraro Merlot e o Don Laurindo Reserva. Sem dúvida, foi uma das uvas que mais se adaptaram ao nosso terroir e que já está dando ótimos vinhos!


CHEERS!!

Um comentário:

Anônimo disse...

André, a Merlot é realmente uma uva super adaptada aos "nossos terroirs", mas sempre bati na tecla de que como é uma uva "amável", devíamos dar mais atenção à difícil, porém fantástica Cabernet Franc, que nossos vinhateiros conhecem muito antes da Merlot, e já fizeram ou ainda fzem bons produtos, além de serem mais gastronomicas, o que ajuda em muito o consumo do vinho, são diferenciasi em produtos cquando bem vinificados.
Fiz palestra na edição deste ano do Laboratório Paladar,do Jornal O Estado de São Paulo, e uma das degustações apresentadas, dentre as poucas delas sobre vinhos,foi justamente sobre vinhos Brasileiros mais antigos, vinificados com a Merlot.Eram 12 se não me engano, e estava, todos ótimos.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão
http://divinoguia.blogspot.com