quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vinho e Saúde: Ainda sobre os dentes...

Mais um estudo que mostra os benefícios do vinho à saúde, agora focado na boca. Depois de falarmos sobre o escurecimento dos dentes e do ataque ácido que o vinho pode causar nos dentes, agora um novo estudo que será publicado na revista "Food Chemistry", concluiu que beber quantidades moderadas de vinho tinto ajuda na limpeza dos dentes, impedindo a proliferação de bactérias durante e depois das refeições.

Um pesquisador da Universidade de Paiva, na Itália, afirmou que o estudo foi conduzido com vinhos não alcoólicos, a fim de verificar quais substâncias presentes no tinto, além do álcool, teriam papel antisséptico. No estudo, a bebida teve seu álcool removido através de uma técnica denominada "concentração a vácuo". Depois, culturas de Streptococcus mutans, bactéria que se alimenta do açúcar presente em alimentos, foi preparada para o teste.

O experimento mostrou que a bactéria se misturava facilmente com a saliva e dessa maneira conseguia chegar até o revestimento dos dentes. Entretanto, ao adicionar vinho tinto na solução, o microorganismo foi impedido de se unir à saliva, impossibilitando a junção nos dentes.

Os pesquisadores concluíram que o componente capaz de proteger os dentes são as proantocianidinas, composto de papel fundamental nas características gustativas do vinho.

Mais um motivo, dentre muitos, para bebermos mais e mais vinho. Com moderação, claro!


UM CHEERS ÀS PROANTOCIANIDINAS!!

Nenhum comentário: