quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Pérolas do Piemonte!

Demorei, mas cá estou pra falar sobre o último evento da confraria dos amigos, que aconteceu na semana passada, no Piselli. Este ano resolvemos mudar um pouco a fórmula do ano passado e não teremos, por questões de agendas, o jantar de final de ano, aonde as mulheres são convidadas. Mas este acontecimento será no ano que vem, como a abertura do terceiro ano da confraria.

O tema deste último encontro foi o Piemonte, região que encanta não só pelos vinhos, mas também pelas lindas paisagens e por suas deliciosas trufas, sobre as quais já falamos aqui no blog.

O anfitrião da noite foi o Dado que levou 2 preciosidades. Os brancos foram fornecidos pelo Zé Roberto.

A noite foi animada, não só na nossa mesa, mas nas outras que estavam em volta, pois estava acontecendo um evento paralelo e obviamente acabamos entrando na dança também, afinal, a fotógrafa da Vogue que estava lá, depois de algumas taças de vinho, foi quase que obrigada a tirar uma foto da nossa mesa. Tirou, falou que ia mandar a foto, mas até hoje não recebemos nada. Será que nós infernizamos a vida dela ou foi só impressão.

Bom, vamos aos vinhos: Começamos com um branco feito por um dos maiores nomes do Piemonte, o Luigi Copo. O Monteriolo 1997 estava um espetáculo. Um vinhaço, chardonnay 100% com muito corpo, cor e sabor. Muitos vinhos brancos com esta idade estariam já passados, mas este estava no auge, uma delícia! Vou arriscar e dizer que pode ter sido o melhor branco que bebemos na confraria até hoje!

Sobre os tintos: Um Barbaresco Rabajá, do Bruno Rocca, um dos maiores produtores de Barolo! Safra 2004, o vinho estava austero, potente, com uma estrutura impressionante que mostrou que ele vai longe... vai durar alguns bons anos ou décadas! Já é um senhor vinho hoje. Daqui a alguns anos então, nem se fala...

O outro eu deixei pro final pois trata-se de uma preciosidade. Um Conterno 1996 que poderia ser bebido de joelhos. Cor mais atijolada pela idade, ainda muito bem estruturado tinha um nariz de puro mel. E prometo que mesmo aos que acham que não conseguem sentir aromas em vinhos, conseguiriam sentir o mel deste líquido. Um vinho que ainda tem alguns anos pela frente mas ouso dizer que ele foi bebido na hora certa. Um vinho para se guardar na memória!

E depois de todos os pratos, entradas e sobremesa, fomos para casa deixando o ano de 2009 pra trás com passeios pela Austrália, África do Sul, Argentina, Califórnia e Piemonte. E que venha 2010, começando com alguma vertical que ainda não decidimos, com a presença das digníssimas esposas!


CHEERS!!

Nenhum comentário: