segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

UMA EXCEÇÃO. POR UMA BOA CAUSA.

Os que acompanham o blog sabem que um dos princípios deste espaço é informar, divertir e trocar experiências sobre o mundo do vinho, certo? E como já diz o objetivo do EnoDeco, este é um “despretensioso blog sobre vinhos”. Assim, não vou aqui ficar ditando regras sobre certos e errados; sobre vinhos bons e vinhos ruins. Para mim, gosto é muito particular e cada um tem a sua preferência.

Bom, tudo isto para dizer que não costumo ficar falando sobre todos os vinhos que bebo e avaliando, pois quando resolvi começar a escrever um blog, queria fazer algo que não fosse apenas críticas de vinhos, mas sim um espaço com mais conteúdo, informações, curiosidades e troca de experiências. Temos muitos blogs e sites, excelentes por sinal, que focam na degustação e avaliação de vinhos.

Mas, de vez em quando falar de um vinho que tomei pode ser mais do que uma simples avaliação. Pode ser uma experiência inédita por exemplo. É o caso do vinho que tomei neste final de semana com amigos queridos e que gostam de vinho, claro. Foi o famoso Chateau Musar, um vinho libanês, o primeiro deste país que eu tomo. E vou falar que foi uma bela experiência.

A safra de 1999 deste vinho está espetacular. Foi um vinhaço de um país que não tem tanta tradição vinícola, mas que faz bons vinhos, entre eles, esta pérola. Precisa de um tempo para decantar e arejar, pois ele se abre muito, uns 40 minutos depois. Mesmo fechado ele já mostra muita personalidade. É intenso, estruturado e tem um toque de idade que deixa o vinho maravilhoso, tanto no nariz como na boca.

Aos que puderem e quiserem experimentar, vale a pena! A importadora é a Mistral, mas não sei se ainda tem o 1999. Só não vou colocar como vinho da semana, pois o vinho da semana tem como princípio indicar vinhos mais acessíveis e de bom custo-benefício.


CHEERS!!

3 comentários:

Eugênio Oliveira disse...

Caro André,

Esse vinho é simplesmente espetacular. Ele só chega ao mercado 08 anos após a safra. O 1999 é o penúltimo, o corrente é o 2001. Você tem toda razão, esse vinho deve ser decantado e tomado lentamente, pois ele vai mudando durante toda a prova. Outros vinhos libanêses que merecem menção são o Chateau Kefraya e o Comte de M, importados pela Zahil. Aconselho o Kefraya 01 por estar mais prazeroso e mais barato que o top da casa, Comte de M, que apesar da mesma safra ainda está muito alcóolico e tânico. Mas na minha opinião nenhum dos dois é melhor que o Musar, que considero o melhor do Líbano. Morro de vontade de tomar o branco do Musar, mas parece que a Mistral não traz mais.

Um abraço.

Eugênio Oliveria
www.decantandoavida.com

André "Déco" Rossi disse...

Eugenio.
Já ouvi falar muito bem do Kefraya, mas nunca o tomei. Vou atrás del na Zahil e depois te conto!
Obrigado pelas dicas e pela visita ao blog...
Abraços!

Álvaro Cézar Galvão disse...

André e Eugênio.
Não degustei o Musar, mas quanto ao Kefraya, concordo com o Eugênio, é também um belo exemplar desta região vinícola, tão antiga quanto se possa estudar.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão
http://divinoguia.blogspot.com