quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UVAS CONGELADAS? O ICEWINE BRASILEIRO TÁ CHEGANDO!

Ultimamente tenho me interessado bastante por matérias e artigos sobre os Icewines. Esta é mais uma novidade que o mundo do vinho tem comentado bastante. Na verdade, está longe de ser uma novidade, afinal, eles surgiram em 1794, na Alemanha, que hoje é, ao lado do Canadá e Austria os maiores produtores deste tipo de vinho. Podemos então chamar esta “novidade” de “moda”. E enfim, resolvi escrever sobre o assunto, muito motivado por uma matéria da Revista Gula de Janeiro de 2010.

Explicando o que são os icewines, o próprio nome já explica boa parte do conceito deste vinho. “Vinho de gelo” é o tipo de vinho feito com as uvas colhidas mais tarde que as outras e ainda por cima são congeladas na própria videira. Com isto, a água de dentro da uva se congela, deixando o vinho mais concentrado e mais doce. E ele vira um vinho licoroso como os sauternes e o Tokay. Mas a grande diferença entre estes vinhos estão nas uvas que são usadas para elaboração de cada um. Diferentemente dos primos mais famosos, os Icewines podem ser feitos com vários tipos de uvas. Brancos e tintas. As castas mais usadas são a Riseling, Cabernet Franc e a pouco conhecida Vidal, além de outras mais conhecidas como a Chardonnay e até a Pinot Noir, Syrah e Cabernet Sauvignon.

Muitos devem estar curiosos e perguntando se são vinhos caros ou baratos. Pois é... Tudo o que é mais trabalhoso e produzido em menores quantidades no mundo do vinho acaba sendo mais caro, como é sete caso. Não achei exemplares vendidos aqui na Brasil por menos de R$ 90,00 (garrafa de 500ml). Inclusive, no ano passado, Filipa Pato, filha do renomado e conhecido enólogo português Luis Pato, esteve no Brasil para lançar seu Icewine FLP.

Mas o que me chamou a atenção foi o fato de estarmos começando a respirar estes ares mais gelados do vinho. Sim, em breve teremos também o nosso Icewine. O idealizador desta ótima iniciativa é o dono da vinícola Pericó (São Joaquim - SC), Wander Weegen. Ele resolveu estudar e implementar o método de produção deste vinho com uvas Cabernet Sauvignon, pois é que mais tarde é colhida aqui no Brasil. O lançamento deste vinho está marcado para outubro deste ano e promete ser mais um passo para o progresso dos nossos vinhos! Mas esperemos que, diferentemente do vinho, o lançamento seja quente!




CHEERS!!

Nenhum comentário: