quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Inversão de Valores.

Acabo de ler uma matéria muito boa no Estadão, do sempre competente Luiz Horta. Nesta matéria ele fala sobre a região francesa de Cahors. Mas não é apenas uma reportagem sobre a região. É mais que isto.

Para resumir a matéria, ele faz uma curiosa constatação: Esta região já foi uma das mais cultuadas da europa, com vinhos famosos e alguns extremamente caros, foi perdendo importancia para Bordeaux, que aos poucos começou a dominar o comércio de vinho do país. Além disto, a temida praga da filoxera dizimou 90% dos vinhedos da região, praticamente acabando com a sua principal variedade de uva, a Malbec.

Hoje, esta região resolveu se reinventar: Vendo o sucesso desta variedade na Argentina, resolveram inverter os valores: Ao invés do "Novo Mundo" se inspirar no "Velho Mundo", está ocorrendo o movimento inverso. Resolveram importar mudas argentinas e modernizaram as produções, fazendo vinhos para um consumo mais rápido.

Mas conforme constataram Luiz Horta e os participantes desta degustação, os resultados não estão legais. Vinhos ainda duros e estranhos.

Achei legal a reportagem e deixo aqui meus parabéns ao L.Horta pelo tema escolhido. É realmente um tema intrigante...

Caso queiram ler a reportagem na íntegra, com a avaliação dos vinhos degustados, acessem:



CHEERS!!

4 comentários:

Hubert disse...

Oi André. (desculpe o protuguês sou francês) Cahors é uma regiao quem sofreu muito. Foi dificivel voltar no mercado depois desta crisis devida ao Filoxera. Brasileiros não devem imaginar que os franceses so bebem vinhos caros! É tudo o contrario... no Brasil não bebo vinho, acho super caro! me da dor de barriga (pelo preço e pelo gosto docinho que agradece tanto por aqui). Então os franceses estam atraz de vinhos barratos com caracteristicas (sabor) de vinhos velhos. Os que gostam os franceses tem nada ver com o que se gosta por aqui. Quando leu: "austeros, com taninos ainda duros, que precisam de tempo. O aroma era uma mistura de couro, tabaco, ameixas pretas e chocolate, sem carvalho novo evidente" pensei, caramba! tudo o que falta aqui pra meu paladar. Vinho de macho! E sabe durante muito anos comprei vinho de Cahors "veilli en fûts de chêne" justamente porque são assin mismo! e pra voltar no mercado, devem ser barratos. Conseguirão qualidade com bom preço. Que saudade!
Exatamente o tipo de vinho que não se exporta, e sabe o que? tá legal assim, ficam pra nós!

mauricio disse...

andré,
sou fã dos vinhos de cahors. concordo com o francês acima.há uns anos paricipei de uma degustaçnao comparativa entre os malbec de lá e os da argentina. às cegas. gostei muitomais dos de lá. mas gosto é pessoal.

André "Déco" Rossi disse...

Hubert e Mauricio.
Como o Mauricio disse, gosto é pessoal. Não me lembro de ter tomado um vinho de Cahors e por isto não emiti minha opinião. Mas já vejo aqui 2 opiniões diferentes da do Luiz Horta. E acho que isto é o mais gostoso do mundo do vinho. Quem sabe não fazemos um painel sobre estes 2 diferentes malbecs...?

Tadzio disse...

o LH a-d-o-r-a vinhos do Cahors.
Eu tenho na loja onde trabalho dois Malbecs do Cahors que são bem legais. Um deles foi provado no Paladar e comparado com o irmão mais velho, mas mesmo assim aprecado.